A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO (COINFO) COMO UM RECURSO DIDÁTICO PEDAGÓGICO E INSTITUCIONAL – O WEBSITE LABIRINTO DO SABER COMO FONTE DE INFORMAÇÃO, DE PESQUISAS E PRÁTICAS

Marcia Rosetto, Regina Celia Baptista Belluzzo, Gloria Georges Feres

Resumo


A questão da sustentabilidade parece ser um dos principais movimentos sociais iniciados nesses últimos 60 anos sendo representado em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social, e salvaguarda do meio ambiente. Nessa esfera está incluída a área da educação e a UNESCO estabeleceu o período de 2005 a 2014 como a “Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS)”, com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância dessa temática e a necessidade de um envolvimento mais enfático das pessoas e organizações com os propósitos locais e em nível mundial. Nesse contexto se insere a questão do desenvolvimento das competências compatíveis com um mundo em constante mudança exigindo das pessoas e das organizações a necessidade da Competência em Informação (CoInfo), que é uma vertente transversal às outras competências necessárias. Assim, é um fator preponderante que deve estar contemplado no planejamento estratégico de uma biblioteca, em especial na universitária que é o objeto de análise nesse momento. A partir desse cenário, o projeto de desenvolvimento do Website Labirinto do Saber tomou forma com o intuito de propiciar um locus com informações sobre essa temática para os profissionais da informação e outros interessados. Além disso, intenta ser também um canal de divulgação e compartilhamento de experiências, práticas e de pesquisas realizadas pela comunidade nacional e internacional.

Palavras-chave


Competência em Informação. Website Labirinto do Saber. Biblioteca Universitária. Sustentabilidade. Planejamento estratégico

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ISSN: 2359-6058