A BIBLIOTECA ENQUANTO ESPAÇO-TEMPO DE APRENDIZAGENS E DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: O CASE DE UMA BIBLIOTECA DO IFRS

  • Luciane Alves Santini IFRS
  • Cledes Antonio Casagrande Unilasalle, Canoas

Resumo

Este trabalho se propõe a investigar a biblioteca como espaço-tempo de aprendizagens e de desenvolvimento de competências, em especial a competência informacional. Consiste em uma pesquisa de mestrado em fase inicial, no PPG de Educação, que tem como intenção investigar o papel e o potencial da biblioteca de uma instituição de ensino no desenvolvimento de competências e habilidades em informação. Caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, que tem como foco investigar em que medida pode a biblioteca de uma instituição de ensino configurar-se enquanto espaço-tempo de aprendizagens e de desenvolvimento de competências informacionais. Realizamos um levantamento bibliográfico no qual procuramos discutir a importância do conceito de aprendizagem, de autonomia, e de aprender a aprender, no horizonte das ações desenvolvidas em uma biblioteca de uma instituição de educação superior. Procuramos delimitar, no âmbito desta pesquisa, o conceito de competência, em especial o de competência informacional, identificando as correntes teóricas que fundamentam a competência em informação e definindo-a a partir deste levantamento. O estudo de caso será realizado em um campus do IFRS juntamente aos docentes do campus que serão convidados a responder a um questionário on-line, também será realizada uma entrevista semiestruturada com o bibliotecário. Buscamos, ao final dessa pesquisa, demonstrar como, tanto a biblioteca quanto os bibliotecários, podem atuar como mediadores entre a informação e seu usuário de forma efetiva, fazendo com que a biblioteca se torne um espaço pedagógico.
Como Citar
SANTINI, Luciane Alves; CASAGRANDE, Cledes Antonio. A BIBLIOTECA ENQUANTO ESPAÇO-TEMPO DE APRENDIZAGENS E DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS: O CASE DE UMA BIBLIOTECA DO IFRS. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3164>. Acesso em: 23 nov. 2017.

Palavras-chave

Competência informacional. Letramento. Biblioteca. Aprendizagem. Educação.