A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SEUS REFLEXOS NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO DECRETO Nº 2.026/1996

Marcos Leandro Freitas Hubner, Ana Carolina Araujo Kuhn, Pedro Ivo Silveira Andretta

Resumo


No ano de 1996, ocorreram importantes avanços na educação brasileira decorrentes da publicação de novas leis. Em outubro daquele ano, foi promulgado o Decreto nº 2.026/1996, que estabeleceu os procedimentos para a avaliação dos cursos e instituições de ensino superior e, em dezembro, promulgou-se a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). A partir da criação da avaliação dos cursos de ensino superior, as bibliotecas universitárias passaram por transformações a fim de adequar-se às novas exigências legais. O presente artigo faz uma análise das mudanças ocorridas na Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul após a publicação do Decreto nº 2.026/1996. A promulgação deste Decreto representou um marco qualitativo na história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul, a qual deixou de ser simples armazenadora de suportes informacionais e passou a desempenhar o seu verdadeiro papel de disseminadora da informação. Os investimentos na Biblioteca Central intensificaram-se acarretando melhorias no acervo, nos espaços físicos e no quadro de profissionais. Houve, portanto, um incremento, qualitativo e quantitativo do acervo, um aprimoramento dos recursos humanos e uma qualificação dos espaços internos da Biblioteca, com a criação de ambientes adequados para o estudo individual e em grupo.

Palavras-chave


Biblioteca universitária. Biblioteca: História. Brasil: Decreto 2.026/1996. Ensino Superior: Avaliação MEC

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ISSN: 2359-6058