A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SEUS REFLEXOS NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO DECRETO Nº 2.026/1996

  • Marcos Leandro Freitas Hubner UNIR
  • Ana Carolina Araujo Kuhn UNIR
  • Pedro Ivo Silveira Andretta UNIR

Resumo

No ano de 1996, ocorreram importantes avanços na educação brasileira decorrentes da publicação de novas leis. Em outubro daquele ano, foi promulgado o Decreto nº 2.026/1996, que estabeleceu os procedimentos para a avaliação dos cursos e instituições de ensino superior e, em dezembro, promulgou-se a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96). A partir da criação da avaliação dos cursos de ensino superior, as bibliotecas universitárias passaram por transformações a fim de adequar-se às novas exigências legais. O presente artigo faz uma análise das mudanças ocorridas na Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul após a publicação do Decreto nº 2.026/1996. A promulgação deste Decreto representou um marco qualitativo na história da Biblioteca Central da Universidade de Caxias do Sul, a qual deixou de ser simples armazenadora de suportes informacionais e passou a desempenhar o seu verdadeiro papel de disseminadora da informação. Os investimentos na Biblioteca Central intensificaram-se acarretando melhorias no acervo, nos espaços físicos e no quadro de profissionais. Houve, portanto, um incremento, qualitativo e quantitativo do acervo, um aprimoramento dos recursos humanos e uma qualificação dos espaços internos da Biblioteca, com a criação de ambientes adequados para o estudo individual e em grupo.
Como Citar
HUBNER, Marcos Leandro Freitas; KUHN, Ana Carolina Araujo; ANDRETTA, Pedro Ivo Silveira. A AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E SEUS REFLEXOS NA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA: UM RELATO DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL A PARTIR DA PUBLICAÇÃO DO DECRETO Nº 2.026/1996. Anais do SNBU, [S.l.], 2016. ISSN 2359-6058. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/anaissnbu/article/view/3161>. Acesso em: 19 jun. 2018.

Palavras-chave

Biblioteca universitária. Biblioteca: História. Brasil: Decreto 2.026/1996. Ensino Superior: Avaliação MEC