Desafios no trabalho da assessoria pedagógica do ensino médio presencial com mediação tecnológica do Amazonas

  • Christiane Alves Byron de Mello Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF
  • Vítor Fonseca Figueiredo Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF

Resumo

O presente artigo é um recorte da dissertação da autora, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve como questão norteadora as ações que podem ser adotadas para melhorar o trabalho do Assessor Pedagógico junto aos Professores Ministrantes e Presenciais do Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica.  Para a análise do caso de gestão, a pesquisa usou metodologia qualitativa, análise de documentos, a realização de entrevistas e aplicação de questionários para a coleta de dados. As entrevistas foram realizadas com a equipe de Assessoria Pedagógica do Ensino Médio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (CEMEAM) e com o Coordenador Local de Manacapuru. O questionário foi aplicado aos Professores Ministrantes e aos Professores Presenciais do 1º ano do Ensino Médio. Os resultados da pesquisa apontam duas problemáticas centrais:  i) a dificuldade na formação dos Professores Presenciais para o desempenho de suas atribuições técnicas e pedagógicas; ii) a necessidade de acompanhamento, monitoramento e avaliação dos fluxos de comunicação interna e externa no CEMEAM. A partir dessas constatações, com intuito de minimizar essas dificuldades, foram propostas as seguintes ações de intervenção: Proposta de Curso de Formação do Coordenador Local do EPMT; Implementação do acompanhamento, monitoramento e avaliação dos fluxos de comunicação interna e externa do CEMEAM.  


Palavras-Chave: Ensino Mediado por Tecnologia; Mediação; Amazonas.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (RJ) e em andamento, Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública, na Universidade Federal de Juiz de Fora. 

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em História pela Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES (2006). Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (2010). Especialista em Educação à Distância pela Faculdade Noroeste de Minas/FINOM (2011). Doutor em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2016). É Analista de Formação em Educação à Distância no Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora - CAED/UFJF, cargo em que atua como suporte de orientação das dissertações de mestrado.

Publicado
2019-01-13
Como Citar
MELLO, Christiane Alves Byron de; FIGUEIREDO, Vítor Fonseca. Desafios no trabalho da assessoria pedagógica do ensino médio presencial com mediação tecnológica do Amazonas. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 139-160, jan. 2019. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4941>. Acesso em: 22 out. 2019. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4941.