A divulgação científica como elo entre universidade e sociedade: experiências em Uberaba/MG

  • Pedro Donizete Colombo Junior Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Marcos Dionizio Moreira Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM

Resumo

A divulgação científica tem como finalidade expandir o conhecimento científico e tecnológico direcionando-o, em especial, à comunidade de não cientistas. Assim, são necessárias ferramentas que auxiliem nos diálogos entre ciência e sociedade, dando sentido à divulgação científica. A experiência aqui relatada integra o desenvolvimento de projetos centrados na Divulgação Científica. O objetivo foi promover a realização de mostras e ações de divulgação científica, fixas e itinerantes, em Uberaba/MG. Esta comunicação se refere às ações educacionais extensionistas desenvolvidas em 2017, contemplando, dentre outras ações: (i) Memórias do passado: geologia e paleontologia e sua relação com a sociedade; (ii) O Clube de Astronomia como promotor de popularização da ciência e tecnologia; (iii) Feiras e mostras científicas: superando os limites disciplinares e (iv) A Astrofísica por meio de exposições itinerantes. No âmbito da primeira ação foram realizadas quatro exposições e oficinas de Paleontologia em diferentes locais da cidade, como shopping, escolas e universidade. Na segunda ação foram realizadas 25 palestras com diversos temas voltados à Astronomia e Astrofísica, com um público em torno de 217 participantes. A terceira ação foi desenvolvida em duas escolas de Uberaba/MG havendo a participação de 62 professores de Ensino Médio em uma formação voltada à realização de Mostras de Saberes. A culminância da ação ocorreu durante a Semana Nacional de C&T, com a apresentação de mais de 100 projetos desenvolvidos por estudantes de Ensino Médio de ambas as instituições, orientados pelos professores que participaram das formações, alcançando por volta de 1000 alunos. A quarta ação ocorreu em seis diferentes espaços da cidade ao longo de 2017, com público aproximado de 2000 pessoas, em exposições monitoradas de 40 pôsteres. Entendemos que estas ações contribuíram com a ampliação das propostas educacionais extensionistas da UFTM, efetivando a divulgação da ciência e da tecnologia na sociedade local.


Palavras-Chave: Divulgação Científica, Exposições; Mostras de Saberes; Paleontologia; Astronomia.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação plena em Física e Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências - Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e Doutor em Ensino de Ciências - Ensino de Física pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Atualmente é professor vinculado ao Departamento de Educação em Ciências da Natureza, Matemática e Tecnologias (DECMT) do Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Licenciatura em Fisica pela Universidade Federal de Uberlândia (2002) e mestrado em Física pela Universidade Federal de Uberlândia, no estudo de auto-interstícios em Liga SiGe (2004). Doutor pela Universidade Federal Fluminense com término em Abril de 2009, no estudo de propriedades eletrônicas e estruturais de nanofios semicondutores. Pesquisador de pósdoc no INMETRO no qual desenvolveu pesquisa na área de interfaces (V2O3/Cu3Au) e superfícies de óxidos de Molibdênio. Realizou pós-doutoramento na Faculdade de Tecnologia - Unicamp, no estudo da interação de pesticidas com grafeno e óxido de grafeno. É professor em regime de dedicação exclusica na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

##submission.authorWithAffiliation##

É licenciado em Ciências Exatas - Habilitação Matemática pela Universidade de São Paulo [São Carlos], licenciado em Ciências Biológicas, especialista em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática e em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambas pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Educação [linha de pesquisa: Ensino de Ciências e Matemática] pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar) e doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Bauru). Atualmente é professor do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Publicado
2019-01-13
Como Citar
COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete; MOREIRA, Marcos Dionizio; OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta. A divulgação científica como elo entre universidade e sociedade: experiências em Uberaba/MG. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 40-59, jan. 2019. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4927>. Acesso em: 16 fev. 2019. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4927.