Cartografia de saberes e educação na Amazônia: análise de produções acadêmicas

  • Ivanilde Apoluceno de Oliveira Universidade do Estado do Pará- UEPA

Resumo

Pesquisas sobre Cartografias de Saberes em educação na Amazônia vêm sendo realizadas por docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade do Estado do Pará (UEPA), desde 2003 e pelos discentes a partir de 2007.  Com o crescimento das produções sobre as cartografias de saberes, levanta-se como problema: como a cartografia de saberes vem sendo concebida e utilizada metodologicamente nestas produções? Em que temáticas estão sendo trabalhadas? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, um estado de conhecimento, sendo utilizados os seguintes descritores: cartografia de saberes e educação na Amazônia, cartografia de saberes e cartografia. Objetiva-se neste estudo analisar as produções acadêmicas da linha Saberes Culturais e Educação na Amazônia, do PPGED-UEPA, que tratam sobre cartografias de saberes em pesquisas sobre educação na Amazônia, no período de 2007 a 2015. Entre os resultados, destaca-se nos cenários geográficos e culturais das comunidades do campo, que as cartografias dos saberes são construídas, que por sua vez dão sentido e significado às práticas sociais cotidianas realizadas pelas populações amazônidas.


Palavras-Chave: Cartografia de saberes; Educação; Amazônia.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Pós-doutora em Educação pela PUC-RIO. Doutora em educação pela PUC-SP e UNAM-UAM-Iztapalapa – México. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Coordenadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará. E-mail: nildeapoluceno@uol.com.br.

Publicado
2019-01-13
Como Citar
OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Cartografia de saberes e educação na Amazônia: análise de produções acadêmicas. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 102-116, jan. 2019. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4926>. Acesso em: 22 out. 2019. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4926.