A educação enquanto promotora de uma cultura de paz:o foco nas questões de gênero e sexualidade

  • Márcio de Oliveira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Reginaldo Peixoto Secretaria de Estado da Educação do Paraná – SEDUC/PR
  • Eliane Rose Maio Universidade Estadual de Maringá – UEM

Resumo

É basilar destacar que o processo educativo deve contribuir para a promoção de uma cultura de paz: diminuindo as mais variadas formas de discriminação e práticas violentas. Assim, o objetivo geral deste manuscrito é discutir sobre a Educação enquanto busca de relações cidadãs, enaltecendo uma prática pedagógica que combata a discriminação relacionada a gênero e à sexualidade. Optou-se por pesquisa bibliográfica e documental para alcançar os objetivos previamente propostos e apresentados. Assim, o presente texto se justifica pelo entendimento de que as práticas pedagógicas devam ser organizadas, pensadas e realizadas buscando alcançar a cultura de paz, minimizando – sempre – qualquer forma de violência. A partir do exposto, conclui-se que a prática educativa é uma ferramenta fundamental para o alcance de uma sociedade de paz, sendo que não bastam apenas documentos oficiais – mesmo esses sendo fundamentais – mas, é preciso, também, criticidade dos/as docentes, instrumentos de trabalho adequados, ambiente que proporcione uma prática emancipadora, força política etc., ou seja, é necessário um conjunto de ações concatenadas.


Palavras-chave: Gênero; Sexualidade; Educação; Cultura de Paz.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM/Câmpus Manaus). Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Mestre em Educação (PPE-UEM). Pedagogo pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em LETRAS/PORTUGUÊS pela Universidade Estadual de Maringá (2000), graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA SÃO JOSÉ (2015), graduação/licenciatura em ARTE/EDUCAÇÃO pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2009), Especialização em Administração, orientação e supervisão escolar pela UNIVALI, Especilização em Educação Pública pela UEM, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013), doutorado em Educação, Arte e História da Cultura pela MACKENZIE (2018). Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Pós-doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil. É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Departamento de Teoria e Prática da Educação.

Publicado
2019-01-13
Como Citar
OLIVEIRA, Márcio de; PEIXOTO, Reginaldo; MAIO, Eliane Rose. A educação enquanto promotora de uma cultura de paz:o foco nas questões de gênero e sexualidade. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 27-39, jan. 2019. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4893>. Acesso em: 16 fev. 2019. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v3i2.4893.