PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

  • Niltânia Brito Oliveira
  • Arlete Ramos dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Elisângela Andrade Moreira Cardoso

Resumo

Este artigo traz resultados preliminares de uma pesquisa em andamento intitulada “O Plano de Ações Articuladas (PAR) e as Políticas Educacionais em Municípios da Bahia”, a qual tem como objetivo analisar o impacto dos programas do PAR na Educação Básica das Escolas do Campo no município de Vitória da Conquista – BA. Entretanto, aqui descreveremos os dados evidenciados sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para as Escolas Quilombolas do referido município. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa e os instrumentos para a coleta de dados foram a revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com os professores das escolas quilombolas. Os resultados demonstraram que o PNAE ainda não atingiu as especificidades deste público no município pesquisado.

Biografia do Autor

Niltânia Brito Oliveira

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC- 2016, pós-graduada em Docência Universitária pela UTN- Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires Argentina pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo IBPEX , Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia . Atualmente é professora da Faculdade Maurício de Nassau, professora do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia da Rede Educar, professora da Educação Básica da Rede Mun. de Ensino da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista -BA, professor pesquisado I da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia,UESB/UNEB no PARFOR e , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Escolar Quilombola, lei 10.639/03, 11.645/08 , movimento negro , práticas Pedagógicas e ações do PAR.. Membro do grupo de pesquisa do Centro de Estudos e Pesquisa em Ciências da Educação ? CEPECH do DCIE/UESC-BA. com registro no CNPQ

Elisângela Andrade Moreira Cardoso

Mestranda em Educação (PPGED/UESB), Mestre em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires (UTN/AR). Possui Especialização em Cooperativismo Educacional pela Faculdade Nossa Senhora de Lourdes (FNSL), Especialização em Docência Universitária pela Universidade Tecnológica Nacional de Buenos Aires (UTN/AR), Especialização em Psicologia da Educação: ênfase em processos educativos e fatores psicossociais pela Faculdade Juvêncio Terra (FJT) e Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Internacional do Delta (FID), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atua como professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) convênio PARFOR/UESB, é professora efetiva da Secretaria Municipal da Educação em Vitória da Conquista, BA, atuou como Coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I no Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (SMED), do Programa Brasil Alfabetizado e do Projeto de Integração Família e Escola (PROFAES) na SMED, do qual é também autora. Tem experiência na área educacional, atuando com temas voltados para a Educação Infantil, Formação de Professores, Prática Pedagógica, Alfabetização e Letramento, Educação de Jovens e Adultos, Avaliação, Dificuldades de Aprendizagem, Gestão Educacional, História da Educação e Estágio e Pesquisa, entre outros. Professora pesquisadora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Publicado
2018-05-27
Como Citar
OLIVEIRA, Niltânia Brito; DOS SANTOS, Arlete Ramos; CARDOSO, Elisângela Andrade Moreira. PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: A REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA/BA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 3, n. 1, p. 46-64, maio 2018. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4428>. Acesso em: 16 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v3i1.4428.