Patologias de prédio escolar na cidade de Manaus/Amazonas

  • Ana Patricia Lima Sampaio SEDUC - AM
  • Jussara Souza Cury Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas -IFAM

Resumo

O objetivo do estudo é fazer uma análise técnica-formal de prédios que sediaram Grupos Escolares na cidade de Manaus no início do século XX, em razão da escassez de literatura relacionada ao campo escolar manauense e o movimento existente entre a instituição investigada (G.E. Barão do Rio Branco) com o urbanismo de Manaus, voltado especificamente para a arquitetura de prédios escolares. Trabalhou-se no contexto de uma abordagem qualitativa com documentos escritos e análise de material iconográfico (fotografias) sobre a instituição investigada, recorrendo a fontes primárias e secundárias como: Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Manaus (IMPLURB), Associação Comercial do Amazonas (ACA), Diários Oficiais do Estado do Amazonas (DOA) e legislações pertinentes ao ensino e as construções da época, bem como em autores locais que desenvolveram pesquisas similares como Mota (2010) e Mesquita (2006), com o intuito de preservar a historicidade de prédios escolar e a memória dos monumentos históricos no Amazonas, conferindo-lhes assim, uma identidade cultural.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação, pela Universidade IMES em Rosário. Mestrado em Ciências da Educação área Tecnologia Educativa, pela Universidade do Minho em Portugal vinculada pelo Instituto Federal do Amazonas/ IFAM. Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Água, Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Amazonas UFAM; Auditória, Avaliações e Perícia da Engenharia pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação/IPOG e Novas Tecnologias no Ensino da Matemática pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Pertenceu ao GT do Programa Conectar atuando como formadora, atualmente é Assessora Técnica na Coordenação de Produção Técnica e Científica da SEDUC/CEPAN.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2001), mestrado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2003) e doutorado em Planejamento de Transporte e Logísitica pela Coppe/ UFRJ (2008). Atualmente é pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil - CPRM e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em fiscalização de obras, processos construtivos, patologia das construções,planejamento de transporte e hidrologia.

Publicado
2019-06-03
Como Citar
SAMPAIO, Ana Patricia Lima; MACIEL, Jussara Souza Cury. Patologias de prédio escolar na cidade de Manaus/Amazonas. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 01-17, jun. 2019. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4381>. Acesso em: 13 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v4i1.4381.