APRESENTAÇÃO: DA EDUCAÇÃO QUE PENSA, AGE E ENFRENTA

Resumo

O terceiro número on-line da Revista Amazônida apresenta pesquisas que tratam temas variados da educação básica, que vão da organização do trabalho docente a experiências educativas no espaço escolar em diferentes espaços e geografias. As análises são parte de um contexto de “reformas” e mudanças que se apresentam como parte da política oficial e legal para o campo da educação. Esses processos chegam à sociedade como necessários para uma “modernização” das áreas de relevância social, e dentre elas, a educação. Um dos exemplos mais simbólicos é a propalada Reforma do Ensino Médio, que aos olhos críticos e proeminentes em educação, se configura como um regresso aos moldes de um Ensino Médio dual, atrelado à modernização tecnológica, a demanda mercadológica e a lógica produtivista. Assim, neste volume os resultados das pesquisas perpassam a organização do trabalho docente como instrumento de efetivação do direito à educação e a formação docente para atendimento à educação inclusiva, discussões que se atrelam ao campo do financiamento, da transferência de recursos públicos para o setor privado e ao da gestão de resultados, em que nem os jovens e as crianças são poupados. A configuração disposta resulta da seleção de oito artigos, com temáticas diversificadas, e que procuram apresentar o pensamento e as preocupações acadêmicas em vigor.  Assim, este número conta com colaborações de pesquisadores de distintas instituições como, por exemplo, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC/AM) e a Universidade Nilton Lins (UNINILTONLINS). Os envolvidos asseguram a esta edição uma publicação uma interlocução com distintos pesquisadores, tanto no aspecto institucional quanto geográfico.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade de Minho (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora da Universidade Federal do Amazonas, Vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e professora do Curso de Pedagogia. Área de interesse: Política pública, fundamentos da educação e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia.

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura plena) pelo Centro Universitário do Norte-UNINORTE.  Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia - UFAM. Atuando principalmente nos segmento de Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Genética Médica e Bioquímica, com ênfase em Distúrbios Genéticos e Metabólicos. Foi bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do estado do Amazonas na Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária, nesse período desenvolveu atividades de pesquisa científica com fungos fitopatológicos. Atualmente é professor na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas na área de Ciências Naturais.

Publicado
2018-01-31
Como Citar
MAIA GARCIA, Fabiane; FERREIRA, David Goes. APRESENTAÇÃO: DA EDUCAÇÃO QUE PENSA, AGE E ENFRENTA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 01-02, jan. 2018. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4296>. Acesso em: 16 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.4296.