RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA

  • Jhaina Aryce de Pontes e Souza Universidade Nilton Lins
  • Roberto Sanches Mubarac Sobrinho Universidade do Estado do Amazonas
  • Vallace Chriciano Souza Herran Universidade Nilton Lins

Resumo

Este artigo busca abordar a conceituação dos termos ‘criança’ e ‘infância’ a partir de um percurso histórico, demonstrando como estes eram compreendidos e como se deu a evolução dos estudos acerca do tema até chegarmos ao momento contemporâneo. Esta pesquisa foi desenvolvida para compor a parte inicial de dissertação de mestrado com o tema “Criança: o conhecimento científico como direito na escola”, realizada durante o curso de Mestrado em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia, na Universidade do Estado do Amazonas – UEA em 2017. A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica que desencadeou a construção de revisão de literatura sobre os temas. Percebemos a dificuldade em encontrarmos conceitos claros sobre o que seria criança, bem como infância e a valorização à fase da infância como uma etapa que deve ser vivida pela criança, já que esta é um ser ativo e partícipe na construção de suas próprias culturas da infância e da construção do conhecimento.

Publicado
2018-01-31
Como Citar
DE PONTES E SOUZA, Jhaina Aryce; MUBARAC SOBRINHO, Roberto Sanches; HERRAN, Vallace Chriciano Souza. RESSIGNIFICANDO OS CONCEITOS DE CRIANÇA E INFÂNCIA. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 113 - 129, jan. 2018. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/4116>. Acesso em: 22 set. 2018. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.4116.