INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO

  • Maria Izania Alves de Souza Universidade Federal do Amazonas
  • Lúcio Fernandes Ferreira

Resumo

Atualmente, muito se discute sobre inclusão. O debate por mais que seja recorrente é inesgotável, pois inúmeras situações, positivas e/ou negativas, emergem diariamente no âmbito escolar envolvendo todos os seus atores. Este artigo de revisão de literatura pretende descrever os principais momentos em que a inclusão tornou- se pauta nacional e mundial, contextualizando a história das transformações sociais e políticas em prol da pessoa com deficiência, seus paradigmas e a formação do professor frente a esse desafio. A pesquisa é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, por meio dela foi possível perceber as dificuldades existentes no processo de implantação da educação especial e posteriormente do processo de inclusão no cenário nacional. Este trabalho propicia uma reflexão, acerca dos paradigmas da educação especial e da inclusão no cenário nacional, observando as transformações sociais, econômicas e políticas que incidem diretamente em todo o processo de educação em nosso país.


Palavras-chave: Inclusão; educação inclusiva; formação docente.

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Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas.

Publicado
2018-01-31
Como Citar
ALVES DE SOUZA, Maria Izania; FERREIRA, Lúcio Fernandes. INCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO BRASILEIRO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 130 - 146, jan. 2018. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/3915>. Acesso em: 22 set. 2018. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3915.