OS FIOS E AS CORES NA REDE DE CONHECIMENTOS DO PPGE: 31ANOS DE CRIAÇÃO, 30 DE FUNCIONAMENTO

  • Rosa Mendonça de Brito

Resumo

O texto corresponde a palestra de abertura do XVI Seminário de Pesquisa em Educação – SEINPE realizado em março de 2017. De modo sistemático, conceitual e histórico são apresentados os fios e cores que marcaram o desenvolvimento da pesquisa em educação ao longo de trinta anos de história do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE. A metodologia adotada se ancora no registro e histórias de vida obtidos a partir de uma densa e comprometida participação da autora no desenrolar da institucionalidade do referido Programa. Ao longo do texto estão descritos marcas e desafios encontrados na busca de rigor, qualidade e compromisso com a formação dos educadores no cenário amazônico, que em dezembro de 2016 registrava mais de 400 mestres e quase 20 doutores. Assim, o texto é instrumento de memória, reconhecimento e inspiração para todos os que colaboraram e participam do PPGE nos trinta anos que o XVI SEINPE comemora.

##submission.authorBiography##

Rosa Mendonça de Brito
Decana do PPG/FACED/UFAM. Professora Associada IV da FACED/UFAM. Pós-Doutora em Filosofia da Educação – UFRJ. Doutora em Filosofia pela Universidade Gama Filho – RJ. Presidente da Academia Amazonense de Letras (2016/2017). Membro do IGHA. Foi Diretora da FACED e Coordenadora do PPGE.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
BRITO, Rosa Mendonça de. OS FIOS E AS CORES NA REDE DE CONHECIMENTOS DO PPGE: 31ANOS DE CRIAÇÃO, 30 DE FUNCIONAMENTO. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 1, n. 2, set. 2017. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/3769>. Acesso em: 22 jan. 2018.