EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM

  • Valéria Augusta C. M. Weigel Universidade Federal do Amazonas
  • Ana Rafaela Gonçalves Ferreira Secretaria Municipal de Educação de Manaus-SEMED

Resumo

Os efeitos catastróficos da crise ambiental no ambiente estão cada vez mais evidentes em níveis globais e locais. Suas consequências também já são visíveis no ambiente escolar, em que podemos perceber várias manifestações da questão socioambiental. Nesse sentido, os grandes questionamentos são em torno da criação de alternativas sustentáveis que possam reverter essa realidade. É nesse contexto que surge a Educação Ambiental, considerada um instrumento importante no desenvolvimento de práticas de sustentabilidade. Nessa pesquisa buscou-se analisar as práticas pedagógicas de Educação Ambiental em duas escolas municipais de Manaus, tendo como fundamento a Agenda Ambiental Escolar definida pela Secretaria Municipal de Educação/SEMED. Desse modo, as práticas pedagógicas de Educação Ambiental das duas escolas mostraram-se incipientes, abordando de forma inadequada as questões socioambientais e suas implicações na sociedade e no contexto escolar, o que remete a uma prática conservadora da Educação Ambiental. 

Referências

BARCELOS, V.H.L.; NOAL, F.O. A temática ambiental e a educação: uma aproximação necessária. In: NOAL, F. O.; REIGOTA, M.; BARCELOS, V.H.L. (Orgs). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1998. p. 97-112.
CRESPO, Samyra. Educar para a sustentabilidade: a educação ambiental no programa da agenda 21. In NOAL, F.O.; REIGOTA, M. & BARCELOS, V.H.L. (orgs.). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 6ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1976.
______. Conscientização: teoria e prática da libertação.3ª ed. São Paulo: Moraes, 1980.
GOUVÊA, G. R. R. Rumos da formação de professores para a Educação Ambiental. Educar. Curitiba: Editora UFPR, n. 27, p. 163-179, 2006.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. Campinas: Papirus, 2004.
GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Campinas: Papirus, 1995
LEFF, Enrique. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável. In: REIGOTA, Marcos (org.). Verde cotidiano: o meio ambiente em discussão. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Revista Educação & Realidade. 2009. Disponível em: seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/download/9515/6720. Acesso em 14.09.2016.
ISAIA, E. M. B. I. Reflexões e práticas para se desenvolver Educação Ambiental na escola. 2 ed. Santa Maria: Ed. UNIFRA/IBAMA, 2001. 176 p.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental Transformadora. In. LAYRARGUES, P. P. Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.
MINAYO, Cecília. Pesquisa Social. 28 ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2009.
QUINTAS, J. S. Educação no processo de gestão ambiental pública: a construção do ato pedagógico. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. (Orgs.). Repensar a Educação Ambiental: um olhar crítico. São Paulo: Cortez, 2009. p. 33-79.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE MANAUS – SEMED. Formato técnico-pedagógico da Agenda Ambiental Escolar- AAE/ 2009.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas: Autores Associados, 2004.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Formação Dos Educadores Ambientais e Paradigmas em Transição. Ciência & Educação, v.8, nº1, p.83 – 96, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n1/07.pdf.
TRISTÃO, M. Educação ambiental na formação de professores: redes de saberes. São Paulo: Annablume, 2004.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Publicado
2017-09-20
Como Citar
WEIGEL, Valéria Augusta C. M.; FERREIRA, Ana Rafaela Gonçalves. EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 1, n. 2, set. 2017. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/3753>. Acesso em: 22 abr. 2018.