UMA REFLEXÃO DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS EM QUATRO ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS

Resumo

O texto em questão, baseado em uma pesquisa de mestrado profissional em Gestão e Políticas Públicas, discute a gestão de resultados em quatro escolas da rede estadual de ensino do município de Borba, no estado do Amazonas. O pano de fundo da discussão é o de que as avaliações em larga escala tornaram-se um importante instrumento para aferir a qualidade do ensino ofertado nas escolas, principalmente para auxiliar o direcionamento de políticas públicas de melhoria da qualidade educacional, o que implica uma reflexão em torno de processos de apropriação dessa política que gera outras políticas públicas de educação. Neste texto analisamos como a gestão conduz o processo de apropriação dos resultados das avaliações em larga escala entre a comunidade escolar e as estratégias utilizadas para promover a reflexão sobre o uso dos resultados e os desafios de melhoria da qualidade do ensino. Sob o aporte teórico da análise de conteúdo foram definidos gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática como sujeitos de pesquisa, entrevistados na perspectiva teórica da entrevista semiestruturada.Com base nos dados da pesquisa constata-se que os gestores se apropriam das informações geradas pelos indicadores, todavia, não é consensual entre os entrevistados que a política pública contribui para a promoção da melhoria da qualidade da educação pública. Verifica-se também que não há uma compreensão de especificidades que constituem o processo de avaliar em larga escala, mas identificam-se mudanças na organização escolar e no trabalho pedagógico docente, sob a justificativa de que é preciso melhorar os indicadores.

Biografia do Autor

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Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - 2003). Especialista em Supervisão Escolar (UCAM - 2009) e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (UNIASSELVI ? 2013). Com experiência na área de Educação, em docência do Ensino Fundamental, Gestão Escolar em Escola de nível Fundamental e Médio, acompanhamento pedagógico nas escolas da rede estadual de ensino no município de Borba-AM. Atualmente exerce a função de Pedagoga na equipe de Educação a Distância Do Centro de Educação Padre José de Anchieta (CEPAN) da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino(SEDUC/AM)
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Doutora em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF - 2001), Especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF- 2003) e Mestre em Educação (UFJF- 2007). Atualmente é professora EBTT do Colégio de Aplicação João XXIII - UFJF, Vice-coordenadora da Especialização em Educação no Ensino Fundamental nessa mesma instituição, Bolsista de Pesquisa Institucional IV e Docente Permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do CAEd/UFJF. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino de História, Geografia e Matemática nos anos iniciais, avaliação em larga escala e Alfabetização. Vice-líder do grupo de pesquisa LINFE, que desenvolve pesquisas nos campos da infância, linguagem e educação. Tem experiência na Educação Básica, no Ensino Superior, no Ensino à Distância, na Coordenação Pedagógica e se interessa pelos temas relacionados a formação do leitor.
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Possui graduação (2007), mestrado (2010) e doutorado (2016) em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de História Contemporânea, com ênfase em História e Literatura, de inícios do século XIX, atuando principalmente nos seguintes temas: Stendhal e as características grotescas de sua obra; representações da realidade, presentes nos livros de Stendhal; Período Napoleônico; interdisciplinaridades no campo da História; História e Linguagens. Possui ainda interesse e experiência nas questões ligadas a Gestão Escolar e Formação de Gestores, no campo das políticas públicas educacionais, devido a atuação como Assistente de Orientação do Núcleo de Dissertação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

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PROFESSOR 3. Entrevista realiza em 19 de maio de 2016. Borba, 2016. (31:54min).

PROFESSOR 4. Entrevista realiza em 20 de maio de 2016. Borba, 2016. (25:31min).

PROFESSOR 5. Entrevista realiza em 13 de maio de 2016. Borba, 2016. (46:46min).

PROFESSOR 6. Entrevista realiza em 13 de maio de 2016. Borba, 2016. (23:90min).


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Publicado
2018-01-31
Como Citar
CAVALCANTE MACHADO, Andréa Sebastiana do Rosário; JÚLIO FERREIRA, Rosângela Veiga; SILVA, Daniel Eveling da. UMA REFLEXÃO DO PROCESSO DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS EM QUATRO ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO AMAZONAS. Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 92 - 112, jan. 2018. ISSN 2527-0141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonida/article/view/3707>. Acesso em: 16 dez. 2018. doi: https://doi.org/10.29280/rappge.v1i1.3707.