CORPO MULTIFUNCIONAL

SENTIDO DA SEXUALIDADE PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

  • Tayná da Silva Dalavale Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Denis Guimarães Pereira Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Ewerton Helder Bentes de Castro Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

Debater sobre a sexualidade é um processo complexo e constrangedor na maioria das vezes. Essa dificuldade acontece, pois, o tema sexualidade é considerado um tabu em nossa sociedade. Falar abertamente sobre as nuances da sexualidade e das revoluções sexuais que ocorrem ao longo da história da nossa sociedade, não é tarefa fácil. Buscar a compreensão da sexualidade para pessoas com deficiência, torna-se mais difícil ainda, uma vez que estas pessoas enfrentam a invisibilidade social e o preconceito em seus mais diversos aspectos. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva em compreender a concepção de sentido da sexualidade para pessoas com deficiência, através de uma coleta de dados qualitativos, com oito participantes, sendo todos eles deficientes físicos de Acidente Vascular Cerebral –AVC e lesão medular. Foram utilizados os parâmetros do método fenomenológico de pesquisa em Psicologia utilizando entrevista áudio gravada, que partiu de uma questão norteadora. Foi utilizado para a análise dos dados os pressupostos da Psicologia Fenomenológico-Existencial. A pesquisa ocorreu no Programa de Atividades Motoras para Pessoas com Deficiência na cidade de Manaus e através dos resultados obtidos foi possível dividir a análise em três categorias: Compreensão da própria sexualidade: Autoimagem e Autocuidado; A negação da dificuldade de vivência da sexualidade: convivendo com o não-enfrentamento de sua própria condição e Ser-com-o-outro: A importância do papel da família na construção da sexualidade. Dentre as reflexões adquiridas com a pesquisa, uma das evidentes é a importância de ampliar as discussões acerca da sexualidade para pessoas com deficiência, no intuito de propiciar informação, saúde e qualidade de vida para aqueles que precisam viver com limitações.

Publicado
2018-08-10
Como Citar
DALAVALE, Tayná da Silva; PEREIRA, Denis Guimarães; BENTES DE CASTRO, Ewerton Helder. CORPO MULTIFUNCIONAL. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, [S.l.], v. 21, n. 1, Jan-Jun, p. 209-229, ago. 2018. ISSN 2318-8774. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonica/article/view/4716>. Acesso em: 21 out. 2018.
Seção
Artigos