A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS NEUROPSICOLÓGICOS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO BIPOLAR I E II ASSOCIADO À TERAPÊUTICA DE TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL

  • Denise Aparecida Rodrigues Amancio Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Daniel Cerdeira de Souza Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Rockson Costa Pessoa Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Resumo

Este artigo versa sobre as contribuições da Neuropsicologia em relação à compreensão dos prejuízos cognitivos das funções executivas (FEs), que são responsáveis poralternar pensamentos e comportamentos de acordo com a exigência do ambiente. Enfatizar a importância da Neuropsicologia no tratamento destes indivíduos com TB, significa auxiliar outros profissionais a verificar existências de lesões nas variadas funções, como memória, atenção e agilidade de processamento. As FEs são prejudicadas nos indivíduos com o Transtorno Bipolar, condição impactante na qualidade de vida e responsável pela mudança de humor extrema, como consequência, se torna incapaz de avaliar seu comportamento ou mesmo planejar sua rotina. O presente artigo pretende contribuir com as pesquisas acerca do Transtorno Bipolar tipo I e II e enfatizar a sua complexidade biológica, possibilidades de tratamento, visando integrar os conhecimentos da Terapia cognitiva comportamental como auxílio na estruturação do contexto clínico e na intervenção de aspectos comportamentais. Portanto, se faz necessário o uso de técnicas que capacite e habilite este indivíduo à luz da intervenção terapêutica, a Terapia cognitiva comportamental, reabilitar o indivíduo em sua rotina, proporcionando melhor adequação à sua vida diária.

Publicado
2018-08-10
Como Citar
RODRIGUES AMANCIO, Denise Aparecida; DE SOUZA, Daniel Cerdeira; PESSOA, Rockson Costa. A RELEVÂNCIA DOS ESTUDOS NEUROPSICOLÓGICOS DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NA INTERVENÇÃO DO TRANSTORNO BIPOLAR I E II ASSOCIADO À TERAPÊUTICA DE TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, [S.l.], v. 21, n. 1, Jan-Jun, p. 145-166, ago. 2018. ISSN 2318-8774. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonica/article/view/4713>. Acesso em: 21 out. 2018.
Seção
Artigos