EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL PE. CHIQUINHO E DA COMUNIDADE DO BAIRRO AREAL

  • Aline Fernandes Barros Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Clarides Henrich de Barba Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Domingas Luciene Feitosa Sousa Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Marxlene Bezerra Vieira Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • José Félix da Costa Filho? Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o desenvolvimento da Educação ambiental.na Escola municipal “Pe. Chiquinho” com a comunidade do Bairro Areal diante dos aspectos geográficos, sócio-econômicos e culturais. A fundamentação teórica está constituída de análises a respeito da Educação presente na formação de educandos e educadores. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica através de uma revisão de literatura em autores da área de Educação ambiental. Na pesquisa de campo foi feito um mapeamento da área do Bairro Areal, pesquisa documental e descritiva através de entrevistas na Escola Pe. Chiquinho, além de entrevistas na Semed e Sema (Prefeitura de Porto Velho). Os resultados apontam que a Prefeitura municipal e o Estado de Rondônia através dos seus órgãos responsáveis devem realizar ações mais efetivas para com a Educação ambiental. Do mesmo modo, percebe-se que a Escola, a Universidade e as Faculdades sejam comprometidas com a formação de educandos nos valores sociais, políticos, éticos para o desenvolvimento eficaz da educação ambiental no respeito e cuidado com a natureza.

Publicado
2018-08-10
Como Citar
BARROS, Aline Fernandes et al. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA ESCOLA MUNICIPAL PE. CHIQUINHO E DA COMUNIDADE DO BAIRRO AREAL. Amazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia escolar e Educação, [S.l.], v. 21, n. 1, Jan-Jun, p. 129-144, ago. 2018. ISSN 2318-8774. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/amazonica/article/view/4712>. Acesso em: 21 out. 2018.
Seção
Artigos