Farelo da raiz da mandioca integral em substituição ao milho na alimentação de suínos em crescimento – Relato de Caso

  • Gilberto Régis Pereira de Moraes
  • Manoel Pereira Filho

Resumo

O presente trabalho relata o uso do farelo da raiz da mandioca integral em substituição ao milho na alimentação de suínos em crescimento. O experimento teve duração de 28 dias com quatro períodos de avaliação de sete dias cada. No início do período experimental, os animais foram submetidos a um período de adaptação de sete dias as rações experimentais e as instalações. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) constituído de quatro tratamentos   correspondentes   aos   níveis de substituição do milho pela farinha de mandioca (0, 20, 40 e 60%) nas rações e três repetições de dois animais cada. Semanalmente, foi avaliado o consumo de ração (kg/animal), ganho de peso (kg/animal), conversão alimentar (kg/kg). Baseado nos resultados de ganho de peso, calculou-se o custo final por kg de carne (R$/kg de carne). Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Foram observadas diferenças significativas (p<0,05) em todos os resultados avaliados neste estudo. A substituição até 20% do milho pelo farelo da raiz da mandioca integral apresentou melhores resultados. Animais sem substituição do milho pelo farelo da raiz da mandioca integral apresentaram menor consumo de ração e ganho de peso médio diário, resultando em um produto mais caro ao final do ciclo produtivo. A partir dos resultados encontrados, conclui-se que o farelo da raiz da mandioca integral pode substituir de forma eficiente até 20% do milho em rações para suínos em crescimento.

Publicado
2018-11-28
Como Citar
MORAES, Gilberto Régis Pereira de; PEREIRA FILHO, Manoel. Farelo da raiz da mandioca integral em substituição ao milho na alimentação de suínos em crescimento – Relato de Caso. Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, [S.l.], v. 4, n. 1, nov. 2018. ISSN 2447-8466. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/RECAS/article/view/4950>. Acesso em: 16 fev. 2019.
Seção
Notas Técnicas Originais Suinocultura

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.