Inoculação de glicose e clara de ovo em ovos embrionados – Relato de caso

  • José de Ribamar da Silva Nunes
  • Frank George Guimarães Cruz
  • Ewerton Oliveira das Chagas
  • Leandro de Carvalho Maquiné
  • Jadilson Barroncas dos Santos Melo
  • Waldo Plácido Mateus Miller

Resumo

O presente trabalho relata o uso de glicose e clara de ovo na alimentação in ovo de embriões oriundos de linhagens avícolas alternativas. Foram utilizados 216 ovos embrionados oriundos de matrizes alternativas para corte FC Cabocla I (linhagem desenvolvida pela Universidade Federal do Amazonas), divididos em quatro tratamentos com seis repetições cada. Os tratamentos foram divididos da seguinte forma: T1 – ovo íntegro; T2 – 0,5 ml de solução salina 0,9%; T3 – 0,5 ml de solução salina 0,9% + 200 mg de glicose; e T4 – 0,5 ml de solução salina 0,9% + 0,25 ml de clara de ovo líquida. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. A mortalidade embrionária nos tratamentos foi superior ao grupo controle (p<0,05), sendo que o tratamento com glicose apresentou a maior mortalidade. Embora não tenha sido significativo (p>0,05), o peso de pintos oriundos de ovos inoculados com solução de clara de ovo, apresentou melhores resultados. A biometria realizada com sete dias de idade demostrou haver uma melhora (p<0,05) no peso de aves. A partir dos resultados encontrados, conclui-se que a inoculação da solução de clara de ovo melhorou o peso dos pintinhos ao 7º dia, contudo a mortalidade embrionária em ovos inoculados foi bastante acentuada em relação ao ovo íntegro.

Publicado
2018-11-28
Como Citar
NUNES, José de Ribamar da Silva et al. Inoculação de glicose e clara de ovo em ovos embrionados – Relato de caso. Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, [S.l.], v. 4, n. 1, nov. 2018. ISSN 2447-8466. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/RECAS/article/view/4949>. Acesso em: 16 fev. 2019.
Seção
Notas Técnicas Originais Avicultura

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.