Fibra alimentar em dietas para aves – Uma revisão

  • João Paulo Ferreira Rufino Universidade Federal do Amazonas
  • Frank George Guimarães Cruz
  • Pedro Alves de Oliveira Filho
  • Ramon Duque Melo
  • Julmar da Costa Feijó
  • Lucas Duque Melo

Resumo

O objetivo deste artigo foi contribuir para o esclarecimento acerca das questões biológicas, fisiológicas e zootécnicas que envolvem a fração fibra em dietas para aves domésticas em produção (corte e postura). A revisão da literatura foi realizada a partir da investigação de artigos e material técnico-cientifico relacionados ao tema. A fibra é basicamente constituída por um agregado de compostos, e não um grupo químico distinto, com sua composição química sendo diretamente dependente da sua fonte e da metodologia usada na sua determinação laboratorial. A primeira fração determinada, extraída em solução de detergente neutro, é composta pela celulose, hemicelulose e lignina, e a segunda, extraída em uma solução detergente ácida, pela celulose e lignina. A fibra pode também ser dividida de acordo com sua solubilidade em água, sendo definida como solúvel e insolúvel. Na fração solúvel haverá polissacarídeos não amiláceos (PNA), hemiceluloses e substâncias pécticas e na fração insolúvel a lignina, celulose, hemiceluloses insolúveis, taninos, cutinas e compostos minoritários. Além disso, pode-se classificar a fibra de acordo com seu grau de fermentação: alta, baixa e moderada. A inclusão de níveis moderados de fibra na dieta tem sido uma alternativa para melhorar o desempenho das aves sem utilização de promotores de crescimento.  Já foi atestado ainda que a presença de fibra na dieta melhora a digestibilidade de diversos compostos e o desenvolvimento do trato gastrintestinal.

Publicado
2018-07-20
Como Citar
RUFINO, João Paulo Ferreira et al. Fibra alimentar em dietas para aves – Uma revisão. Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, [S.l.], v. 3, n. 2, jul. 2018. ISSN 2447-8466. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/RECAS/article/view/4669>. Acesso em: 18 jan. 2019.
Seção
Revisões Originais Avicultura

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.