• Hon No Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses
    v. 3 n. 4 (2018)

    A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, publicação do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), configura-se em um espaço crítico e reflexivo voltado à promoção e expansão da interlocução de ideias, culturas, bem como a convergência de estudos científicos diversos e novos conhecimentos nos campos da literatura, da língua e da cultura japonesas e do ensino de línguas (Francês, Inglês, Português, Alemão, Japonês e etc.), também em perspectiva estrangeira. Assim, acolhe os desdobramentos revelados nas mais distintas formas de expressão científica, constituindo-se em verdadeiro e legítimo convite a diferentes inscrições a partir da fecunda multiplicidade de olhares. Para o volume 3 do número 4, o tema a ser abordado versará sobre o Ensino e Aprendizagem de Línguas, buscando reflexões, críticas, teorias ou outras posições que discutam e problematizem questões de ensino e de aprendizagem. Dossiê coordenado pelos Professores Eduardo Dias da Silva, doutorando em Literatura pela Universidade de Brasília e Renato de Oliveira Dering, doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

  • Hon No Mushi 2,3 - 2017 Hon No Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses
    v. 2 n. 3 (2017)

    A terceira edição da revista Hon No Mushi, intitulada “Novos Talentos”, traz contribuições de novos especialistas da área de Estudos Japoneses, tanto em forma de artigos como traduções de contos literários, com foco em literatura, história e educação. Espera-se que esta edição sirva não apenas para dar visibilidade aos novos pesquisadores da área, mas também que sirva de incentivo para as gerações futuras.

  • Hon no Mushi - Estudos Multidisciplinares Japoneses
    v. 2 n. 2 (2017)

    A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, estruturada no Curso de Letras - Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), prossegue cumprindo o objetivo para o qual foi originalmente criada: o intercâmbio de ideias no estudo de temas relacionados ao Japão, nas mais variadas áreas do conhecimento. Na edição V.2, Nº 2, 2017, os trabalhos selecionados abordam tópicos sobre literatura japonesa, mangá, tradução (com traduções de poemas do Shinkokinshū, entre outras contribuições) , estendendo-se até práticas culturais dos imigrantes japoneses.

  • HON NO MUSHI - Estudos Multidisciplinares Japoneses
    v. 1 n. 1 (2016)

    Conjugado ao espaço crítico e reflexivo voltado à promoção e expansão da interlocução de ideias, culturas, bem como a convergência de estudos científicos diversos e novos conhecimentos nos campos da literatura, da língua e da cultura japonesas, o grupo de pesquisa liderado pelos professores Cacio José Ferreira e Ernesto Atsushi Sambuichi, criado em 2013, também assumiu como iniciativa a indução e a divulgação das análises relacionadas. Os artigos reunidos no volume 01 da Revista Hon no Mushi trazem ainda informações atualizadas sobre a história e a repercussão social e econômica da migração japonesa para Amazônia no século XX e o consequente desenvolvimento da região.

    Os trabalhos aqui publicados compreendem providenciais e singulares análises empreendidas por especialistas e pesquisadores, tanto discentes quanto docentes, em torno dos Estudos Japoneses, contribuindo na ampliação e no aprofundamento do saber e da pesquisa científica, fomentando, desse modo, os aspectos associados ao encontro dos povos, à complexidade da assimilação das diferenças, às confluências de linguagens e às instâncias sociais e filosóficas que atravessam a história da cultura e do conhecimento.

1 a 4 de 4 itens