O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto deve estar em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

 Normas de publicação de trabalhos

     A Revista Hon no Mushi – Estudos Multidisciplinares Japoneses, publicação do Curso de Letras – Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Amazonas, configura-se em um espaço crítico e reflexivo voltado à promoção e expansão da interlocução de ideias, culturas, bem como a convergência de estudos científicos diversos e novos conhecimentos nos campos da literatura, da língua e da cultura japonesas e do ensino de línguas. Assim, acolhe os desdobramentos revelados nas mais distintas formas de expressão científica, constituindo-se em verdadeiro e legítimo convite a diferentes inscrições a partir da fecunda multiplicidade de olhares.

    Ela aceita trabalhos que exploram o universo da Literatura Japonesa e Comaprada, da Língua Japonesa, da Cultura Japonesa, das Políticas Linguístcas, do Ensino de Línguas Estrangeiras e da Imigração Japonesa e suas confluências. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol, inglês, francês e japonês, devem atender às seguintes exigências:

a. Os artigos devem ser inéditos;

b. O envio de trabalhos originais já implica a autorização para publicação. Os artigos publicados serão de propriedade da Revista Hon no Mushi e não haverá nenhuma remuneração para seus autores em relação aos direitos autorais;

c. As ideias contidas nos trabalhos enviados são de absoluta responsabilidade dos autores;

d. Caso seja sugerida alguma alteração do trabalho pela Comissão Editorial, o autor será comunicado;

e. A Revista Hon no Mushi será publicada semestralmente e a submissão de artigos (fluxo contínuo) pode ser enviada a qualquer momento; 

f. As normas de publicação estão no site da revista;

g. Os artigos deverão ser submetidos pelo site da revista e enviados para o e-mail: honnomushi.revista@gmail.com;

h. Os artigos serão submetidos à apreciação de dois pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um terceiro avaliador;

i. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados a respeito.

 

REGRAS DE PADRONIZAÇÃO DOS ARTIGOS:

 

a. Tipo de fonte: Times New Roman ou Arial, corpo 12.

b. Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas etc;

c. Imagens: devem ser feitas pelo autor ou ter a autorização para a publicação;

d) As referências (somente para trabalhos efetivamente citados no texto) devem ser dispostas da seguinte forma:

LIVROS:

SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Ex.: TANAKA, Kaoru Tanaka de. Materiais didáticos para o ensino de japonês. Manaus - AM: Edua, 2017.

 

CAPÍTULOS DE LIVRO:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo (sem destaque). preposição In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em negrito. Local de publicação: Editora, data, página citada.

Ex.: FERREIRA, Cacio José. O haicai se muda: o Amazonas no galho penso de orvalho. In: FERREIRA, C. J. & OLIVEIRA, R.B. (Org.). Casulos de imagens: a poesia japonesa no Amazonas. Manaus-AM: Paco Editorial, 2017. p. 43-56.

 

ARTIGOS DE PERIÓDICO:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem destaque). Título do periódico em negrito, volume e número do periódico, Local, mês (abreviado) e ano de publicação, página citada.

Ex.: FERREIRA, Cacio José.  A escrita geométrica: tempo e espaço em Avalovara e em 1Q84. Revista Hon no Mushi. v. 1, n.1, 2016, p. 19-28

 

TESES ACADÊMICAS:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em negrito: subtítulo. Tipo de trabalho: dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação da defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), página citada.

Ex: UCHIGASAKI, Ruchia. Leitura intensiva e leitura extensiva no ensino de literatura japonesa: um panorama. Tese (doutorado em literatura), Poslit – UnB, Brasília, 2017, p. 40.

 

CITAÇÕES DE TEXTOS ON-LINE:

 

AUTOR(ES). Denominação ou Título: subtítulo.  informações sobre o endereço eletrônico, apresentado.

Ex: DE BARROS, J. Influências da história em quadrinhos na educação. Brasil Escola, 2017. Disponível em<http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais professores/influencias-historia-quadrinhos-na-educacao.htm>. Acesso em: 17 jul. 2017.

 

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

    As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário.

Ex: (JAMESON, 1997, p. 32).

 

e. Os trabalhos não podem ter uma extensão inferior a sete, nem superior a vinte páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações.

 

OS TRABALHOS DEVEM AINDA TER:

 

a. Título em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo, com sua tradução em português; centralizado, em maiúsculas, sem negrito;

b. Nome do(s) autor(es), duas linhas abaixo do título, seguido(s) de uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, cidade, país (no caso de trabalho proveniente de país estrangeiro), titularidade acadêmica e funcional, e endereço eletrônico;

c. Resumo: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (abstract). O resumo não poderá ultrapassar 15 linhas. As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract;

d. Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (keywords) – no máximo cinco, separadas por ponto e vírgula.

 

A desconsideração de qualquer norma implicará a não-aceitação do trabalho.

 

Letras – Língua e Literatura Japonesa

Faculdade de Letras UFAM

Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000, Coroado, Campus Universitário, Pavilhão Prof. Mario Ypiranga Monteiro, Sala 22, CEP: 69077-000 – Manaus/AM. Telefone do setor 3305-1181 ramal 2037

Contatos:

Tel: (92) 98189-4785

E-mail: honnomushi.revista@gmail.com (Prof. Cacio José Ferreira – Editor Geral).

                                                                                          Os organizadores