O DUPLO EM CORTÁZAR: O CASO DO CONTO “DESPUÉS DEL ALMUERZO”

  • Manoela da Silva Rodrigues UFAM
  • Esteban Reyes Celedón

Resumo

Em 1846, antes do surgimento da psicanálise, o jovem romancista russo Fiódor Dostoiévski (1821-1881), escreveu uma pequena novela, O Duplo (Двойник. Петербургская поэма, 1846), que abordava o conflito da personalidade de Goliadkin, funcionário público, que tenta se destacar dos demais, desempenhando com perfeições suas tarefas, mas é derrotado por ele mesmo, ou melhor, pelo seu duplo. Neste sentido, em 1964, o escritor argentino Julio Cortázar (1914-1984), no conto Después del Almuerzo, aborda a mesma temática, mas narrado por um jovem pré-adolescente. Numa primeira leitura, não sabemos ao certo de quem ou de que se trata; o que leva o leitor a imaginar que possa ser: um cachorro, um irmão com debilidades ou, até mesmo, um espírito. Neste conto se colocam noções de responsabilidade e culpa existentes da pré-adolescecia, que tenta contrapor essa fase, sua vontade de se livrar deste ser a quem tem que acompanhar em seu passeio por ruas de Buenos Aires. Esta fase narrada coloca o duelo entre o jovem e este ser que tem suas vontades próprias de livramento em forma de culpa, querendo ser natural e humano, hora criança e hora querendo se tornar adulto, deixa claro que o duplo existe a todo instante, dentro e fora de si. O corpo exterior deste pré-adolescente pode aparentar maturidade, porém o ser interior reluta com a consciência da infância; este ser não acompanha o exterior e vise versa. Neste trabalho analisaremos este duelo interior do protagonista, do ponto de vista da estética literária (herdeira da obra de Dostoiévski).

Publicado
2018-12-06
Como Citar
RODRIGUES, Manoela da Silva; CELEDÓN, Esteban Reyes. O DUPLO EM CORTÁZAR: O CASO DO CONTO “DESPUÉS DEL ALMUERZO”. Revista Decifrar, [S.l.], v. 6, n. 12, p. 33 - 43, dez. 2018. ISSN 2318-2229. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article/view/4925>. Acesso em: 18 jun. 2019. doi: https://doi.org/10.29281/rd.v6i12.4925.
Seção
ARTIGOS

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.