SPECULATIVE CHRONOTOPES IN CAQUETÁ-COLOMBIA: FROM VERNACULAR LITERATURE TO CREATIVE WRITING WORKSHOPS

  • Juan Ignacio Muñoz Zapata Tecnológico de Antioquia
  • Julián David Mejía
  • Jeimy Espitia Alonso

Resumo

Neste trabalho analisa-se o cronotopo especulativo na produção literária do Caquetá, Estado da região amazónica da Colômbia. Tendo em consideração o tempo e o espaço como elementos chaves para a ficção especulativa, centramo-nos em algumas obras escritas por autores do Caquetá-Colômbia, nas quais a especulação tem relação com o conceito de “la manigua”, uma narrativa de identidade no assentamento nesta região. Obras como Los cibernéticos (Carrillo Andrare, 2002) e La marcha de las Garzas (Olmos Alape, 2012) apresentam um cronotopo específico através do uso hiperbólico da linguagem sobre o território e uma visão de tempo mítico e estático. Sendo uma proposta individual e isolada, estas obras nos proporcionaram um marco, o qual confrontamos com o resultado de um ateliê literário onde se trabalhou a ficção especulativa, realizado no 2016 e 2017 com estudantes da Universidad de la Amazonia (Florencia, Caquetá). Neste ateliê, depois de ter explicado conceitos básicos de ficção especulativa e ficção científica, surgiram algumas histórias curtas como “El hueco” (Sastoque 2017), “El infinito de Verónica” (I. Yagué, 2017), "Los colores de dolores" (M. Yagüé, 2017) e "Caquetá taumatúrgica" (Flórez, 2017), que ilustraram o potencial especulativo da ficção para pensar o território e a temporalidade de uma periferia geográfica, cultural e literária. A narrativa da manigua não somente revisita-se, mas também se enriquece da consolidação dos gêneros especulativos de ficção como prática de escrita nos autores mais novos.

Publicado
2018-12-06
Como Citar
MUÑOZ ZAPATA, Juan Ignacio; MEJÍA, Julián David; ALONSO, Jeimy Espitia. SPECULATIVE CHRONOTOPES IN CAQUETÁ-COLOMBIA: FROM VERNACULAR LITERATURE TO CREATIVE WRITING WORKSHOPS. Revista Decifrar, [S.l.], v. 6, n. 12, p. 63 - 79, dez. 2018. ISSN 2318-2229. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article/view/4914>. Acesso em: 20 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.29281/rd.v6i12.4914.
Seção
ARTIGOS

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.