A MICROFICÇÃO EM AMÉRICA-LATINA: UM PANORAMA

  • Jeimy Espitia Alonso UFAM

Resumo

Neste artigo procura-se indagar sobre os traços e seguir o rastro que algumas formas breves tem deixado na literatura latino-americana numa tentativa de definição, especialmente no sul da América hispana. Tal percurso é feito a partir de alguns escritores e críticos, principalmente hispano-americanos que durante o século XX e entrado o XXI, acolhem e exploram as formas breves, mas que até agora não encontraram um lugar autónomo na teoria literária. Assim aparecem denominações várias, tais como: micro-ficção, micro-conto ou micro-relato. Estas expressões breves parecem adquirirem uma relação significativa com o território, vinculadas a escritores representativos da região, tanto na criação literária quanto na crítica. Uma das particularidades e potencialidade destas escritas literárias é ser espaços mediadores e geradores de questões e reflexões sobre a linguagem; o autor, a criação literária e o texto, que em outras formas canónicas consideram-se vetadas ou superadas.

Publicado
2018-12-06
Como Citar
ESPITIA ALONSO, Jeimy. A MICROFICÇÃO EM AMÉRICA-LATINA: UM PANORAMA. Revista Decifrar, [S.l.], v. 6, n. 12, p. 44 - 62, dez. 2018. ISSN 2318-2229. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article/view/4913>. Acesso em: 18 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.29281/rd.v6i12.4913.
Seção
ARTIGOS

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.