SUBALTERNIDADE, TRANSCULTURAÇÃO E OUTROS DEMÔNIOS

  • Lourdes de Fátima Moraes Sousa Unb

Resumo

O presente trabalho insere-se no debate das características da literatura contemporânea latino-americana e seu vínculo com os aspectos sociais da região. Seu objetivo principal é analisar a relação entre a transculturação que aparece no âmbito literário e a formação das classes sociais na América Latina, a partir da obra do autor colombiano Gabriel Garcia Márquez. Para tanto, por meio do livro Del Amor y Otros Demonios, são assinaladas as intersecções entre o desenvolvimento cultural da classe subalterna e da classe dominante no período colonial e as estruturas de classes que acompanham tal desenvolvimento. O materialismo histórico e dialético é proposto como corpo teórico, uma vez que permite analisar na literatura a realidade histórica subcontinental e os aspectos universais da civilização capitalista, tais como as classes sociais, a exploração da força de trabalho e a acumulação de capital.

Publicado
2018-06-01
Como Citar
SOUSA, Lourdes de Fátima Moraes. SUBALTERNIDADE, TRANSCULTURAÇÃO E OUTROS DEMÔNIOS. Revista Decifrar, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 74-84, jun. 2018. ISSN 2318-2229. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article/view/4316>. Acesso em: 21 out. 2018. doi: https://doi.org/10.29281/rd.v6i11.4316.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.