POESIA E TECNOLOGIA:

UM CONVITE À LEITURA DA "POÉTICA DO CIBORGUE", DE E. M. DE MELO E CASTRO

  • Priscila Vasques Castro Dantas Universidade Federal do Amazonas / Programa de Pós-Graduação em Letras

Resumo

RESUMO: Este artigo pretende apresentar uma panorâmica da Poética do Ciborgue, de E. M. de Melo e Castro, obra a qual é, na verdade, uma antologia de textos que, trazendo consigo toda a bagagem desse expoente da Poesia Experimental Portuguesa, busca traçar uma trajetória da evolução das relações entre poesia e tecnologia. Na obra, Melo e Castro propõe uma discussão acerca das artes digitais e a construção de uma “poética” para estas e, para tal, ele apresenta diversas etapas da experimentação, desde os tempos antigos (e “analógicos”, por assim dizer), até a contemporaneidade e a sua quase simbiose com a máquina, discutindo a relação do fazer artístico humano com a tecnologia de maneira profunda. A apresentação panorâmica da obra intenta chamar atenção para a necessidade de se conhecer textos como os reunidos na Poética do Ciborgue, os quais são importantes peças de uma reflexão teórica e crítica acerca da relação das artes, em especial da poesia, com a tecnologia, cada vez mais presente no dia a dia contemporâneo.


 

Referências

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed 34, 1999. (Coleção TRANS)

MELO E CASTRO, E. M. de. Poética do Ciborgue – antologia de textos sobre tecnopoiesis. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2014.
Publicado
2018-01-07
Como Citar
VASQUES CASTRO DANTAS, Priscila. POESIA E TECNOLOGIA:. Revista Decifrar, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 75, jan. 2018. ISSN 2318-2229. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article/view/3874>. Acesso em: 21 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.29281/rd.v5i10.3874.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.