AS IMAGENS POÉTICAS DA TERRA EM ALGUNS POEMAS DE VERA DUARTE EM AMANHÃ AMADRUGADA

  • Everton Vasconcelos Pinheiro Faculdade de Letras - Universidade Federal do Amazonas
  • Rita do Perpétuo Socorro Barbosa de Oliveira Faculdade de Letras, no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Curso de Língua e Literatura Portuguesa, da Universidade Federal do Amazonas.

Resumo

A proposta deste trabalho concentra-se na investigação das imagens poéticas geradas pelo vocábulo “terra” nos poemas “Setembro”, “Amigo”, “Criança”, “Desejos” e “Desejos-Liberdade”, em Amanhã Amadrugada (2008), de Vera Duarte. A pesquisa se apoia em: O ser e o tempo da poesia (1997), de Alfredo Bosi, para tratar a respeito da imagem poética; Teogonia (2007), de Hesíodo, para investigar sobre a titânide Terra; e Maternidade e profissão (1995), de Sylvia Baptista, para refletir sobre a representação de Gaia, a Grande Mãe, e sua capacidade exclusiva de maternidade. A análise tem por objetivo mostrar as possíveis representações da terra em associação à maternidade, terra como mãe, tal como Gaia, e nação como mátria.

Referências

BAPTISTA, Sylvia Mello Silva. Maternidade e profissão: oportunidades de desenvolvimento. 1ª. edição. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1995.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 11ª. edição. São Paulo: Cultrix, 1997.

DUARTE, Vera. Amanhã amadrugada. 2ª. edição. Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2008.

_____________. Entrevista - Vera Duarte. Revista Crioula da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, São Paulo, n. 3, p. 1-9, 2008.

GOMES, Simone Caputo. A poesia de Cabo Verde: um trajeto identitário. In: GOMES, S. C. (org.). Cabo Verde: Literatura em chão de cultura. São Paulo: Ateliê Editorial; UNEMAT; Praia: Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro, 2008, p. 127-144.

HESÍODO. Teogonia: A Origem dos Deuses. Estudo e tradução de Jaa Torrano. 7ª. edição. São Paulo: Iluminuras, 2007.

PEREIRA, Érica Antunes. Vera Duarte: “a mulher cabo-verdiana é uma personagem interessante”. Revista Scripta do Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas, Belo Horizonte, vol. 14, n. 27, p. 105-202, 2010.
Publicado
2018-01-07
Como Citar
PINHEIRO, Everton Vasconcelos; DE OLIVEIRA, Rita do Perpétuo Socorro Barbosa. AS IMAGENS POÉTICAS DA TERRA EM ALGUNS POEMAS DE VERA DUARTE EM AMANHÃ AMADRUGADA. Revista Decifrar, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 92, jan. 2018. ISSN 2318-2229. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article/view/3825>. Acesso em: 23 jan. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.