O ITINERÁRIO ROUSSEAUNIANO NAS ILAÇÕES DE UMA LINGUAGEM MUSICADA:

OU O PERCURSO DAS PAIXÕES NO ÂMBITO DA ESCRITA E DA FALA

  • Yvisson Gomes dos Santos Universidade Federal de Alagoas -UFAL

Resumo

o presente artigo traz as referências de Jean-Jacques Rousseau sobre as origens da linguagem através das paixões. É pontuada, também, a importância filosófica e educacional do genebrino, bem como o papel relevante que o mesmo teve nos prenúncios do Iluminismo e do Contratualismo. Na educação temos os cuidados educativos, em o Emílio (2004), da formação do ser que é bom por natureza. Para a formação do bom selvagem, segundo Rousseau, o uso da linguagem escrita e falada é um mecanismo fundante na formação do sujeito. Para tal, o Ensaio sobre a origem das línguas (1962) vem esclarecer a importância dos sons primevos: os queixumes, os choros ou o riso que formam as paixões musicadas, ou os sentimentos do sujeito. Concluindo que para ser humano, somos devedores da linguagem que nos transformam em seres sociais através da estética sonora e escrita da linguagem primeva.   

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Doutorando em Educação pelo CEDU/PPGE/UFAL. E-mail: yvissongomes@hotmail.com

Referências

ARBOUSSE-BASTIDE; MACHADO, L. G. In: Ensaio sobre a origem das línguas. Trad. Lourdes Santos Machado. Rio de Janeiro- Porto Alegre- São Paulo: Globo, 1962.
ARCO JR, M. D. B. A obra fundadora. In. REVISTA CULT 172. São Paulo: Bregantini, 2012.
BECKER, E. Política e Linguagem em Rousseau. [Tese de Doutorado]: São Paulo, 2008. Disponível em: << http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25092008-165413/pt-br.php >> Acesso em 01 de outubro de 2017.
CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: Unesp, 1999.
DASCAL, M. Linguagem e pensamento segundo Rousseau. In: Manuscrito e Revista de Filosofia. Vol. III nº 2, 1980.
GANOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2005.
LALANDE, A. Vocabulário Técnico e Crítico da Filosofia. 3 ed. Tradução de Fátima Sá Correia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
PALMER, J. A. 50 grandes educadores. São Paulo: Contexto, 2005.
ROUSSEAU, J-J. Emílio ou a Educação. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
ROUSSEAU, J-J. Do Contrato Social. Tradução de Ricardo Rodrigues da Gama. São Paulo: Russel, 2006.
____________. Ensaio sobre A Origem das Línguas. In: Obras J.J. Rousseau. Vol II. Trad. Lourdes Santos Machado. Rio de Janeiro – Porto Alegre – São Paulo: Globo, 1962.
STRATHERN, P. Rousseau em 90 minutos. Trad. Maria Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
STRECK, D. R. Rousseau & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
VERRI, A. Politique et morale dans I’Essai sur L’Origine dês langues de Rousseau. In: Jean-Jacques Rousseau, Politique et Nation: Actes du IIº Colloque International de Montmorency. Paris: Honoré Champion Editeur, 2001.
Publicado
2018-01-07
Como Citar
GOMES DOS SANTOS, Yvisson. O ITINERÁRIO ROUSSEAUNIANO NAS ILAÇÕES DE UMA LINGUAGEM MUSICADA:. Revista Decifrar, [S.l.], v. 5, n. 10, p. 67, jan. 2018. ISSN 2318-2229. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/article/view/3625>. Acesso em: 21 fev. 2018.

Artigos mais lidos do mesmo autor

Obs.: Este plugin requer ao menos um plugin ou relatório de estatísticas para funcionar. Se seus plugins de estatísticas trabalham com mais de uma métrica, por favor selecione uma métrica principal na página de configuração disponível no painel do Administrador e/ou do Gerente do portal.