O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deve ser original e inédita, e não deve ter sido submetida para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências devem ser informadas quando possível.
  • O texto deve estar em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Com vista a facilitar a editoração, a avaliação e a disseminação dos trabalhos enviados para publicação, apresentamos as seguintes especificações:

  1. Todas as submissões devem ser enviadas pela plataforma da Revista Decifrar, após ter sido feito o cadastro, e devem estar formatadas para folha tamanho A4 e conter o título do trabalho (negrito, centralizado e em caixa alta, espaço simples) e o nome do(s) autor(es) com a instituição à qual está vinculado (alinhados à direita), em corpo 12, espaço simples, na fonte Times New Roman 12, sem paginação, com margens superior e esquerda 3 cm, e inferior e direita 2 cm. Abrir rodapé contendo titulação e atuação do(s) autor(es), em corpo 10, Times New Roman com espaço simples entre linhas.
  2. O artigo deve conter entre 12 e 20 laudas; com as palavras resumo e palavras-chave em caixa alta. Os resumos devem ser escritos em língua portuguesa com, no máximo, 250 palavras, seguindo-se o texto após dois pontos seguidos, 5 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, ambos acompanhados de sua tradução para uma das seguintes línguas: espanhol, inglês ou francês, com, no máximo, 250 palavras.
  3. Toda parte textual após os resumos devem ser escritas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5 pts, espaço entre parágrafos de 0 pts e recuo de primeira linha 1,25 cm. Todos os títulos em caixa alta, alinhados à esquerda. Não se deve enumerar: Introdução, Considerações Finais e Referências.
  4. As referências a obras devem vir no corpo do trabalho, entre parênteses, como no exemplo: (SOUZA, 1998, p. 17) ou (SOUZA, 1998, p. 17-20).
  5. As citações até três linhas são identificadas por aspas no texto. A partir de quatro linhas, devem ser destacadas do texto, em corpo 11, espaço simples, sem aspas e com recuo 4,0 cm
  6. Graduados e Estudantes de Graduação poderão submeter somente em co-autoria do orientador com titulação de Mestre ou Doutor.
  7.  As referências devem ser digitadas, usando espaço simples entre as linhas e espaço duplo para separá-las.

1. LIVROS

CARVALHO, Ruy Duarte de. Desmedida. 1ª. edição. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2010.

SOBRENOME, Prenome*. Título: subtítulo (se houver). Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Número de páginas ou volume (coleção ou série).

*Embora seja possível abreviar o prenome do autor (CARVALHO, R. D.), damos preferência ao prenome por extenso.

2. CAPÍTULO DE LIVRO

MEDEIROS, Paulo de. Apontamentos para conceptualizar uma Europa pós-colonial. In SANCHES, M. (org.). Portugal não é um país pequeno. Contar o “império” na pós-colonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006, p. 339-356.

SOBRENOME, Prenome (do autor do capítulo). Título: subtítulo do capítulo (se houver). In: SOBRENOME, PRENOME abreviado (do(s) autor(es) do livro) (tipo de participação do(s) autor(es) na obra, p. Ex., Org(s). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, paginação referente ao capítulo.

3. PERIÓDICOS

3.1. Artigo de Revista Institucional

LEITE, Ana Mafalda. A fraternidade das palavras. Revista Via Atlântica-Revista da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, São Paulo, n. 5, p.20-28, 2002.

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico (com referência da instituição ao qual está vinculado), Local de publicação, volume (se houver), número do periódico, paginação referente ao artigo, ano de publicação.

3.2. Artigo de Revista (geral)

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

3.3. Artigo e/ou matéria de jornal

3.3.1 Artigo

SCHWARZ, Roberto. Nunca fomos tão engajados. Folha de S.Paulo. São Paulo, 26 de jun. de 1994, Caderno Mais!, p. E4.

3.3.2. Matéria de jornal assinada

LEAL, L.N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

4. MONOGRAFIAS, DISSERTAÇÕES E TESES:

SARAIVA, Sueli. A experiência do tempo em dois romances africanos: Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra e Mãe, materno mar. 147p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Total de páginas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) ou Monografia – Instituição onde foi apresentada. Local e ano da apresentação.

5. TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE CONGRESSO

BRAYNER, A.R.A.; MEDEIROS, C.B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

6. DOCUMENTOS ELETRÔNICOS (CONSULTAS ONLINE)

SOUZA, N. J.; OLIVEIRA, J. C. Relação entre geração de conhecimento e desenvolvimento econômico. Análise. Porto Alegre, v. 17, n. 2, jul./dez. 2006. Disponível em: <http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/viewfile/1127/1570&gt;. Acesso em 09 de jun. 2008.

SOBRENOME, PRENOME(s) abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado(s). ano. Disponível em: [Endereço da URL]. Acesso em: [Data do acesso].

7. CD-ROM:

7.1. KOOGAN, A.; HOUAISS, A. (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

7.2. Verbete de Dicionário: POLÍTICA. In: DICIONÁRIO da língua portuguesa. Lisboa: Priberam Informática, 1998. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlDLPO&gt;. Acesso em: 8 mar. 1999.

8. FIGURAS E ILUSTRAÇÕES:

Sugere-se evitar ilustrações; quando estas forem inevitáveis, deverão se designadas como FIGURAS e numeradas em arábico; no texto aparecem designadas pela abreviatura (ex.: Fig. 1). As ilustrações devem aparecer inseridas no texto. Para efeito de qualidade de reprodução não serão aceitas cópias xerográficas das ilustrações.

  1. Anexos: caso existam, devem vir depois das referências.
  2. Fotografias, figuras, tabelas, quadros e gráficos devem ter a imagem nítida, em preto e branco, devendo ser assinalados, no texto, pelo seu número de ordem e os locais onde devem ser intercalados. Se as ilustrações já tiverem sido publicadas, mencionar a fonte e a permissão para reprodução. Quadros, tabelas e gráficos devem obedecer às normas de apresentação do IBGE.
  3. Agradecimentos e auxílios recebidos para a elaboração do trabalho devem ser mencionados no final do texto.
  4. Destaques: o uso do negrito deve ficar restrito aos títulos e subtítulos: o itálico para destacar conceitos ou grifar palavras.
  5. A resenha de livros, com publicação nos últimos três anos, deve conter: indicação do autor, título, local da edição, editora e ano de publicação da obra resenhada, em até 13 mil caracteres sem espaços, corpo 12, na fonte Times New Roman.
  6. A entrevista deve conter informações do entrevistado, do(s) entrevistador (es), data e local, e evento, se for o caso, em que se deu a oportunidade da entrevista. Deve sempre ater-se a temas de interesse da revista e conter, no máximo, 20 mil caracteres.
  7. Os textos em prosa devem conter o título em negrito, acompanhado do nome do autor alinhado à direita; formato A4, Times New Roman 12, com até 20 mil caracteres sem espaços. As mesmas normas servem para os poemas.
  8. Os trabalhos serão avaliados por dois membros do Conselho Editorial e, quando necessário, por um parecerista ad hoc. , após o que será programado para publicação ou devolvido a seu autor para ser reformulado e novamente enviado para nova avaliação. No caso de empate, um terceiro parecerista decidirá sobre a publicação.  Os trabalhos não aprovados ficarão à disposição de seus autores pelo prazo de até um mês após a comunicação desse resultado. Os autores que tiverem seus textos aprovados devem encaminhar à Comissão Editorial uma autorização para sua publicação. O conteúdo dos textos será de inteira responsabilidade de seus autores.