Notícias

CHAMADA PARA O VOLUME 7, NÚMERO 13 DA REVISTA DECIFRAR

2018-09-24

Coincidindo com o que seria o 90 aniversario de José Ángel Valente (Ourense, 1929 - Genebra, 2000), a Revista Decifrar, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa (GEPELIP) da UFAM, convida pesquisadores a submeterem artigos científicos em seu número homenagem – Volume 7, Número 13 (2019) – a este extraordinário escritor.

Além de prolífico e inteligente ensaísta, narrador essencial, e excelente tradutor literário e profissional, José Ángel Valente, traduzido para diversos idiomas e estudado nos cinco continentes, é um dos poetas mais originais, fecundos e importantes da segunda metade do século XX. Publicou mais de vinte livros de poesia e recebeu os prêmios literários de maior prestígio outorgados aos autores que desenvolvem sua obra em língua espanhola: Premio Príncipe de Astúrias das Letras, Prêmio da Crítica, Prêmio Nacional de Poesia, Prêmio Reina Sofia de Poesia Iberoamericana, etc.

A busca da impessonalidade criadora – “Viveu ligeiramente a um lado de sua vida para que todo parecido com sua suposta personagem fosse só atribuível a involuntária coincidência” –, a experiência limite com que viveu a linguagem – "Só se chega a ser escritor quando se começa a ter uma relação carnal com as palavras" –, e a independência radical de sua andadura poética e vital fazem de Valente um autor único e universal.

Nessa perspectiva, este número da Revista Decifrar espera receber artigos, em língua portuguesa, espanhola, francesa, inglesa e galega, que investiguem a obra de José Ángel Valente.

Também serão aceitos trabalhos sobre as literaturas publicadas em língua portuguesa para os temas livres e a seção vária – entrevistas, resenhas, ensaios, contos, crônicas, poemas etc.

A previsão para a publicação dos artigos que obtiverem a anuência dos pareceristas é junho de 2019. Serão aceitos trabalhos de pesquisadores doutores, mestres e alunos de Pós-graduação. Graduados e Estudantes de Graduação poderão submeter somente em co-autoria do orientador com titulação de Mestre ou Doutor.

Ressalta-se que serão acolhidos, ainda, outros artigos e ensaios inéditos desde que mantenham estreita relação com a proposta da Revista.

A Revista Decifrar é coordenada pelos pesquisadores do GEPELIP – Grupo de Estudos e Pesquisas em Literaturas de Língua Portuguesa da UFAM.

Data-limite para submissão de trabalhos 1 abril de 2019.

Site para entrega: http://periodicos.ufam.edu.br/Decifrar/about/submissions

Os trabalhos devem estar de acordo com as Normas da Revista e enviados no item Submissões Online.

Organizadores:

Saturnino Valladares (Universidade Federal do Amazonas/ Universidade de Santiago de Compostela)

 

Cacio José Ferreira (Universidade Federal do Amazonas/Universidade de Brasília)

 

Saiba mais sobre CHAMADA PARA O VOLUME 7, NÚMERO 13 DA REVISTA DECIFRAR

Edição atual

v. 6 n. 11 (2018): Literatura e Pós-colonialismo: a vez e a voz do subalterno

Responsáveis pela edição: Adriana Aguiar (UFAM/UNICAMP/FAPEAM)

                                                   José Benedito dos Santos (UFAM/UNB)

Publicado: 2018-07-01

Edição Completa

VÁRIA – POEMAS, CRÔNICAS, CONTOS, ENSAIOS, CAPÍTULOS DE ROMANCE

Ver Todas as Edições

O Conselho Editorial da Revista Decifrar é composto por pesquisadores de diversas áreas dentro da grande área de Letras e áreas afins, que atuam em Universidades das diversas regiões do país e do exterior.

 Atualmente a Revista Decifrar está indexada nas seguintes bases:

 .