Notícias

REVISTA DECIFRAR – V 8, Nº 15, 2020/1 – CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO SEÇÃO TEMÁTICA: LEITURA DE POESIA HOJE

2019-08-04

Ao final do Séc. XX, a leitura de poesia no Brasil se mostrava como um campo cuja complexidade apontava para uma perda de referências por longo tempo estabelecidas de que estruturalismo e sociologia da literatura são exemplos. Chegando ao Séc. XXI, outras possibilidades de interpretação das formas de ler e produzir poesia se mostram, mantendo-se a ideia de que a narrativa ocupa um lugar de prestígio cujo peso relega o leitor e a leitura de poesia a um plano modesto. Os debates sobre as formas de produção poética levam, necessariamente, a diferentes maneiras de abordá-la criticamente. Assim, a linguagem poética desdobra-se em diálogos com as artes visuais, com as artes plásticas e com as novas tecnologias. Além dessa confluência de linguagens, do campo discursivo da poesia emergem múltiplas vozes: negros, indígenas, mulheres, homossexuais, lésbicas, moradores das mais diversas periferias, entre outros, ocupam espaços de representação de que a poesia é, seguramente, uma das manifestações. Diante de tantas possibilidades, como a leitura de poesia vem se mostrando seja de um ponto de vista marcadamente crítico e acadêmico, seja no que se refere à formação de leitores (livros didáticos, debates jornalísticos, debates midiáticos, debates críticos)? Para este número de Decifrar, serão aceitos artigos que, enfatizando o plano da leitura, abordem 1) as diversas confluências entre poesia e outras linguagens artísticas; 2) as relações entre tecnologias e poesia; 3) a leitura de poesia em diferentes suportes (e-book, livro didático, plataformas diversas); 4) as estratégias para visibilidade de grupos diversos a partir da produção poética.

A revista também recebe colaborações para a seção de tema livre, onde são publicados artigos de diversas abordagens sobre a literaturas de língua portuguesa.

Resenhas

Há ainda espaço para resenhas de obras de ficção, poesia, crítica literária e teoria literária publicadas nos últimos 24 meses.

Prazo máximo para envio de submissões: 30 de abril de 2020.

 

Gabriel Albuquerque (UFAM) e Maria de Fátima do Nascimento (UFPA)

Responsáveis pela edição

Saiba mais sobre REVISTA DECIFRAR – V 8, Nº 15, 2020/1 – CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO SEÇÃO TEMÁTICA: LEITURA DE POESIA HOJE

Edição atual

v. 7 n. 13 (2019): Revista Decifrar

Responsáveis pela edição:  Saturnino Valladares (UFAM)

                                                    Cacio Jose Ferreira (UFAM)

Publicado: 2019-06-29

EDIÇÃO COMPLETA

HOMENAGEM A JOSÉ ÁNGEL VALENTE

Ver Todas as Edições

O Conselho Editorial da Revista Decifrar é composto por pesquisadores de diversas áreas dentro da grande área de Letras e áreas afins, que atuam em Universidades das diversas regiões do país e do exterior.

 Atualmente a Revista Decifrar está indexada nas seguintes bases:

 .