APRENDENDO SOBRE O PASSADO POR MEIO DAS BIOGRAFIAS: ENTRA A PEDAGOGIA E A PRAGMÁTICA DA HISTÓRIA

  • Rafael Terra Dall'Agnol UFRGS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir da obra do historiador João Manuel Pereira da Silva, a relação entre história e biografia no Brasil oitocentista. Busca-se compreender de que forma as biografias podem auxiliar na busca de esclarecimento sobre o passado, servindo como chave de acesso às experiências pretéritas. Junto a esse movimento, o artigo se propõe a demonstrar as especificidades encontradas nos trabalhos do autor de Plutarco Brasileiro.   

Publicado
2018-08-24
Como Citar
TERRA DALL'AGNOL, Rafael. APRENDENDO SOBRE O PASSADO POR MEIO DAS BIOGRAFIAS: ENTRA A PEDAGOGIA E A PRAGMÁTICA DA HISTÓRIA. Canoa do Tempo, [S.l.], v. 10, n. 1, p. 105-122, ago. 2018. ISSN 2594-8148. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Canoa_do_Tempo/article/view/4408>. Acesso em: 21 out. 2018.