João Cursino da Gama: a trajetória de uma liderança operária socialista no Amazonas (1902-1935)

  • Luciano Everton Costa Teles Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O presente texto procura sublinhar a trajetória de João Cursino da Gama, um importante líder operário socialista no Amazonas. Gama deixou Pernambuco e se deslocou para o Amazonas por volta do início do século XX. Em Manaus passou a agir na organização dos trabalhadores, ajudando a fundar associações, partido operário e jornais, nos quais escrevia. No final da década de 1920 foi eleito para o Conselho Municipal, onde inseriu a pauta operária nas discussões. Entrou pela década de 1930 como vereador eleito em mais de dois mandatos. O objetivo do artigo consiste em, por intermédio da trajetória de Gama e a partir de suas “expressões individuais”, realçar a luta operária socialista no Amazonas e a “invenção do trabalhismo” local, apontando a necessidade de pesquisas históricas que foquem as continuidades existentes entre esses dois períodos.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas. Professor Assistente 2 da Universidade do Estado do Amazonas/CEST.

Publicado
2017-10-18
Como Citar
TELES, Luciano Everton Costa. João Cursino da Gama: a trajetória de uma liderança operária socialista no Amazonas (1902-1935). Canoa do Tempo, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 138-154, out. 2017. ISSN 2594-8148. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Canoa_do_Tempo/article/view/3803>. Acesso em: 22 ago. 2018.

Palavras-chave

João Cursino da Gama, Socialismo, Amazonas.