Milhares de braços úteis: o trabalho indígena na Manaus Provincial (1858-1880)

  • Bruno Miranda Braga Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Resumo

O artigo apresenta aspectos do uso da mão de obra indígena na cidade de Manaus durante o período provincial. Abordaremos a presença dos índios em termos institucionais, apresentamos como o viver da cidade fez do índio uma nova categoria urbana, a de trabalhadores, e como estes exerciam diversos ofícios no fazer da cidade da borracha. Mostraremos as resistências desses sujeitos e suas práticas na lógica cotidiana da cidade, seus diversos usos na esfera pública.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Graduado em História pelo UNINORTE Laureate, e em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas UEA. Mestre em História Social pela Universidade Federal do Amazonas UFAM. Pesquisa sobre o Amazonas no periodo Imperial, detacando as culturas, os discursos e, as populações indígenas do período.

Publicado
2017-12-18
Como Citar
BRAGA, Bruno Miranda. Milhares de braços úteis: o trabalho indígena na Manaus Provincial (1858-1880). Canoa do Tempo, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 76-98, dez. 2017. ISSN 2594-8148. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/Canoa_do_Tempo/article/view/2906>. Acesso em: 22 jan. 2018.

Palavras-chave

Índios; Cidade; Trabalho.