O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

As colaborações para a revista Canoa do Tempo, do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Amazonas, devem seguir as seguintes especificações.

1) Os Artigos terão a extensão de, no mínimo, 15 páginas, e, no máximo, 25 páginas, no formato A4, digitados em fonte Times New Roman 12; espaço 1,5; margens de 2,5 cm. As notas devem ser colocadas no rodapé. Se houver imagens, elas deverão ser escaneadas em 300 dpi no formato TIFF ou JPG e dimensionadas no formato de aproximadamente 5x5 cm, ou remetidas junto com os artigos para serem escaneadas na produção da revista.

2) Os Artigos serão acompanhados de resumos em português e em inglês de, no máximo, 10 linhas e de três palavras-chave (em português e em inglês).

3) Abaixo do nome do autor deverá constar a instituição à qual se vincula.

4) As resenhas poderão ter até 7 páginas.

5) A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas específicas para os artigos.

6) As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.

7) Caso a pesquisa tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada.

8) A publicação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Comissão Editorial da revista, após o que serão submetidos à avaliação do tipo peer review feita por, pelo menos, dois pareceristas.

9) Os subtítulos não devem vir numerados, devem vir apenas em negrito.

10) As citações com menos de três linhas deverão ser incorporadas ao texto entre aspas;

11) Citações com mais de três linhas deveram ser apresentadas em parágrafo isolado, com espaçamento simples entre as linhas, corpo de 11 pt e recuo de 4 cm da margem esquerda do texto.

12) Anexos e/ou apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.

13) Deve ser remetida, com os originais, uma folha à parte com nome completo do autor, seguido do vínculo institucional, endereço completo, telefone, endereço eletrônico para contato e CPF; para os autores estrangeiros, o número do passaporte. Para divulgação dos seus endereços eletrônicos, os autores devem enviar autorização por escrito aos editores da revista.

14) As referências bibliográficas devem constar em notas de rodapé de forma completa, segundo as indicações abaixo: a) Para livros: SOBRENOME, Nome. Título e subtítulo do livro em itálico. Cidade: Editora, edição, ano, p. x ou pp. x-y. b) Para capítulos ou partes de livro: SOBRENOME, Nome. Título do capitulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Cidade: Editora, tradução, edição, ano, p. x ou pp. x-y. a) Para artigos: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, ano, volume ou fascículo, p. x ou pp. x-y. b) Para trabalhos em eventos. SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p. c) Para teses ou dissertações: SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano. (Observação: o nome do autor nunca deve ser abreviado.) d) Para as fontes documentais indicar: ARQUIVO, cota de localização. Autor. Tipo de Documento. Data. Informações descritivas seguidas de vírgula. Informações de localização seguidas de vírgula e) Não utilize as expressões op. cit; ibid; ibidem; id; idem. f) Não utilize a expressão apud, dê preferência pelo emprego da expressão in; g) Nos casos de repetição de obra citada, usar: SOBRENOME, Nome, Título da obra em itálico, p. x.