A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA INFANTIL E SEUS EFEITOS COMPORTAMENTAIS

  • Thomaz Abdalla NEIDA-FEFF-UFAM
  • Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques Junior

Resumo

Esse estudo visa analisar a violência doméstica infantil, enfatizando os fatores conceituais, históricos, sociais e econômicos que favorecem esse fenômeno existente na sociedade atual. O objetivo que direcionou nossa pesquisa foi o de verificar as causas e conseqüências da violência doméstica em crianças e o fracasso nas relações familiares. A idéia surgiu a partir de observações efetuadas nas grandes cidades com a presença constante de crianças nas ruas, conduzindo-nos, assim, a alguns questionamentos: Por que tantas crianças são abandonadas? Onde estão os pais e/ou responsáveis que não as orientam? A questão da violência contra criança tem raízes na família, ou fora dela? O trabalho foi efetuado mediante pesquisa bibliográfica. Esse é um tema muito inquietante, e sua extensão e gravidade preocupam a quem lida com questões psicológicas e sociais.


Palavras-Chave: Criança vitimizada, Interação familiar, Violência doméstica.


 


 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
O lançamento da nossa revista científica Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia – BIUS é sempre algo a ser agradecido com carinho, principalmente por nossa comunidade acadêmica fefiana (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Sabemos o quanto as pessoas estão ocupadas com seus projetos de pesquisas e produções científicas. A nossa revista tem a natureza de divulgar nossas produções, sobretudo é um convite para que os leitores possam acompanhar alguns embriões de produções de resultados de estudos e pesquisas, para debate público, no sentido de realização da finalidade maior da academia: um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e nos métodos científicos. Envolver os alunos nas pesquisas é a primeira forma de iniciação científica, portanto, reforçamos a publicação mesmo que em alguns casos “ingênuas”, mas com o passar do tempo isto os levará a um amadurecimento científico. Afinal o que é ciência? Nada que ama tentativa de encontrar respostas para algumas indagações e reflexões! Logo, a nossa revista é pra estimular a produção da nossa comunidade fefiana e a convivência com os pesquisadores/orientadores.

      

Publicado
2018-12-19
Como Citar
ABDALLA, Thomaz; JUNIOR, Nelzo Ronaldo de Paula Cabral Marques. A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA INFANTIL E SEUS EFEITOS COMPORTAMENTAIS. BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 1-22, dez. 2018. ISSN 2176-9141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/BIUS/article/view/5021>. Acesso em: 16 jun. 2019.