PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTALIDADE ENTRE IDOSOS DE ATÉ 79 ANOS NA CIDADE DE MANAUS:

2012 A 2015

  • Ahlan Benezar Lima NEIDA-FEFF-UFAM

Resumo

Na dimensão da saúde pública o envelhecimento da população apresenta uma nova caracterização do padrão de morbimortalidade da população em geral, sendo relevantes e justificáveis trabalhos que caracterizem o perfil de mortalidade e estilo de vida dessa população. O presente estudo tem como objetivo realizar um levantamento das principais causas de mortalidade entre idosos de até 79 anos na cidade de Manaus. O levantamento dos dados se deu através do datasus.gov.br, em informações do Sistema de Informações de Mortalidade - SIM em Estatísticas Vitais de Mortalidade Geral, no estado Amazonas, selecionando as ocorrências registradas nestes últimos anos, entre 2012 e 2015, delimitando mortalidade geral por ocorrência, capítulo CID-10, município de Manaus, para as faixas etárias de 60 a 69 e 70 a 79 anos. Foram identificadas as três causas mais frequentes de mortalidade entre os idosos, sendo elas as doenças no aparelho circulatório, as neoplasias e os sintomas, sinais e achados anormais de exame clínico e de laboratório, não classificados em outra parte.


Palavras chaves: idosos, mortalidade, envelhecimento, estilo de vida.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
O lançamento da nossa revista científica Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia – BIUS é sempre algo a ser agradecido com carinho, principalmente por nossa comunidade acadêmica fefiana (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Sabemos o quanto as pessoas estão ocupadas com seus projetos de pesquisas e produções científicas. A nossa revista tem a natureza de divulgar nossas produções, sobretudo é um convite para que os leitores possam acompanhar alguns embriões de produções de resultados de estudos e pesquisas, para debate público, no sentido de realização da finalidade maior da academia: um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e nos métodos científicos. Envolver os alunos nas pesquisas é a primeira forma de iniciação científica, portanto, reforçamos a publicação mesmo que em alguns casos “ingênuas”, mas com o passar do tempo isto os levará a um amadurecimento científico. Afinal o que é ciência? Nada que ama tentativa de encontrar respostas para algumas indagações e reflexões! Logo, a nossa revista é pra estimular a produção da nossa comunidade fefiana e a convivência com os pesquisadores/orientadores.

      

Publicado
2018-12-19
Como Citar
LIMA, Ahlan Benezar. PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTALIDADE ENTRE IDOSOS DE ATÉ 79 ANOS NA CIDADE DE MANAUS:. BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 1-9, dez. 2018. ISSN 2176-9141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/BIUS/article/view/5019>. Acesso em: 16 jun. 2019.