INCIDÊNCIA DA SÍNDROME PRÉ MENSTRUAL E ANSIEDADE NA FASE PRÉ COMPETIÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS DAS ATLETAS NA CIDADE DE MANAUS

  • Thomaz Abdalla NEIDA-FEFF-UFAM
  • Sophia Livas de Moraes Almeida

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar a Incidência da síndrome pré menstrual e o nível de ansiedade na fase pré competição e sua influência nos resultados das atletas na cidade de Manaus, Especificamente procurou-se: a) levantar o número de meninas que sofrem com TPM e ansiedade; b) investigar quais sintomas eram mais frequentes nas atletas de diferentes modalidades; c) em que faixa etária esses sintomas eram mais fortes; d) o quanto esses sintomas prejudicaram as meninas no treino. Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo 12 questões a 100 meninas, praticantes de diversas modalidades competitivas da cidade de Manaus, de 12 a 24 anos de idade, estando em temporada de pré competição, sendo elas, competidoras de nível nacional, estadual ou municipal.


Palavras-chave: Síndrome de tensão pré menstrual, mulheres, competição, ansiedade, Manaus. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
O lançamento da nossa revista científica Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia – BIUS é sempre algo a ser agradecido com carinho, principalmente por nossa comunidade acadêmica fefiana (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Sabemos o quanto as pessoas estão ocupadas com seus projetos de pesquisas e produções científicas. A nossa revista tem a natureza de divulgar nossas produções, sobretudo é um convite para que os leitores possam acompanhar alguns embriões de produções de resultados de estudos e pesquisas, para debate público, no sentido de realização da finalidade maior da academia: um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e nos métodos científicos. Envolver os alunos nas pesquisas é a primeira forma de iniciação científica, portanto, reforçamos a publicação mesmo que em alguns casos “ingênuas”, mas com o passar do tempo isto os levará a um amadurecimento científico. Afinal o que é ciência? Nada que ama tentativa de encontrar respostas para algumas indagações e reflexões! Logo, a nossa revista é pra estimular a produção da nossa comunidade fefiana e a convivência com os pesquisadores/orientadores.

      

Publicado
2018-12-19
Como Citar
ABDALLA, Thomaz; ALMEIDA, Sophia Livas de Moraes. INCIDÊNCIA DA SÍNDROME PRÉ MENSTRUAL E ANSIEDADE NA FASE PRÉ COMPETIÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NOS RESULTADOS DAS ATLETAS NA CIDADE DE MANAUS. BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 1-64, dez. 2018. ISSN 2176-9141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/BIUS/article/view/5018>. Acesso em: 18 jan. 2019.