DESMOTIVAÇÃO E ABANDONO PRECOCE:

ESTUDO EM UMA POPULAÇÃO DE ADOLESCENTES FEMININOS DE NATAÇÃO EM MANAUS

  • Thomaz Abdalla NEIDA-FEFF-UFAM
  • Raquel Siqueira de Carvalho Vieira

Resumo


Resumo


 


O objetivo deste estudo foi determinar, através dos dados da literatura e de pesquisa de campo, quais fatores estariam influenciando a autopercepção de 33 adolescentes do sexo feminino no que tange à prática esportiva da natação em praticantes. O principal questionamento colocado foi: por que diariamente “milhares” de adolescentes iniciam ou abandonam a prática da natação? Método: Pesquisa de campo in loco. Uso de questionário aberto com itens de autopercepção, autoestima e auto-respeito (SAFONS, 2000). Observou-se que os fatores que determinam tais atitudes variam conforme a idade da praticamente. Geralmente, os principais motivos alegados por adolescentes para iniciar-se e persistir na prática esportiva foram: diversão, bem-estar físico, competição entre clubes e novas amizades. Já os principais fatores alegados para o abandono da prática foram: falta de competição com outros clubes, ênfase exagerada na vitória e excesso de pressões por parte dos pais e dos técnicos.




 


Palavras-chave: Psicologia do esporte; natação; autoestima; motivação.


 



##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
O lançamento da nossa revista científica Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia – BIUS é sempre algo a ser agradecido com carinho, principalmente por nossa comunidade acadêmica fefiana (Faculdade de Educação Física e Fisioterapia – FEFF) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Sabemos o quanto as pessoas estão ocupadas com seus projetos de pesquisas e produções científicas. A nossa revista tem a natureza de divulgar nossas produções, sobretudo é um convite para que os leitores possam acompanhar alguns embriões de produções de resultados de estudos e pesquisas, para debate público, no sentido de realização da finalidade maior da academia: um diálogo que produza dissensos e consensos, fundados nos princípios e nos métodos científicos. Envolver os alunos nas pesquisas é a primeira forma de iniciação científica, portanto, reforçamos a publicação mesmo que em alguns casos “ingênuas”, mas com o passar do tempo isto os levará a um amadurecimento científico. Afinal o que é ciência? Nada que ama tentativa de encontrar respostas para algumas indagações e reflexões! Logo, a nossa revista é pra estimular a produção da nossa comunidade fefiana e a convivência com os pesquisadores/orientadores.

      

Publicado
2018-12-19
Como Citar
ABDALLA, Thomaz; VIEIRA, Raquel Siqueira de Carvalho. DESMOTIVAÇÃO E ABANDONO PRECOCE:. BIUS -Boletim Informativo Unimotrisaúde em Sociogerontologia, [S.l.], v. 10, n. 2, p. 1-5, dez. 2018. ISSN 2176-9141. Disponível em: <http://periodicos.ufam.edu.br/BIUS/article/view/5017>. Acesso em: 26 mar. 2019.